Brasil

Especialista fala sobre segurança na internet

Escrito por Valquíria Vieira

05 FEV 2017 - 06H22 (Atualizada em 15 JAN 2021 - 14H39)

Nesta terça-feira (07), acontece o “Dia da Internet Segura” uma iniciativa criada pela Rede Insafe na Europa, que atualmente já atinge mais de 100 países.

No Brasil a SaferNet Brasil, organização responsável pelas principais ações ao combate de pornografia infantil, realiza o ‘Safer Internet Day’, com atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da internet.

O A12.com conversou com Wesley de Toledo Costa , especialista em tecnologia da informação que apontou os primeiros cuidados que devemos ter para garantir a própria segurança na internet.

wesley costa especialista em tecnologia da informação

“Quando estamos em computadores e notebooks, seja pessoal ou de uso público, acabamos acessando diversas páginas que solicitam usuário e senha, páginas como lojas on-line, Facebook, internet banking e com isso devemos sempre desconectar nossos dados através de link de Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou algum equivalente para sair do site.

Devem ser criadas senhas com nível de dificuldade alta, evite usar uma senha para tudo e busque trocar suas senhas periodicamente, além é claro das atuais configurações de segurança que temos em diversos sites.

Um exemplo interessante é a segurança do Facebook que envia um alerta a seu e-mail e\ou celular quando acessado, também pode enviar um código que somente abrirá seu perfil com sua senha e o código que foi enviado para seu celular e outros meios que permite ter mais segurança”, indicou. 

Outros cuidados também são necessários, segundo Wesley é muito importante usar antivírus, prestar atenção em possíveis e-mails falsos, instalação de programas evitar usar funções como Check-in, e ainda usar sistemas que permitam acesso aos equipamentos através de site, pois assim caso ocorra de perder ou ser roubado é possível acessar o equipamento, limpar dados, bloquear e até mesmo achar a posição geográfica do equipamento.

Além dos cuidados online Wesley ainda reforça por que é importante também desconectar, desligar um pouco a internet e viver a vida real.

:: Uso excessivo de celulares e computadores pode ser fobia

"O mundo virtual permite que conversemos com pessoas distantes, viajemos a outros lugares, é onde muitas vezes estudamos e até trabalhamos, porém devemos ter o contato físico com os amigos e familiares, para sair e se divertir, assim mantendo a mente saudável..." 

“O mundo virtual permite que conversemos com pessoas distantes, viajemos a outros lugares, é onde muitas vezes estudamos e até trabalhamos, porém devemos ter o contato físico com os amigos e familiares, para sair e se divertir, assim mantendo a mente saudável e evitar problemas como a depressão e síndrome do pânico que vem afetando cada vez mais as pessoas que se enclausuram do mundo real e passam a ser apenas um personagem no mundo virtual”, colocou.

O mundo virtual é imenso, porém aproxima as pessoas com isso outros tipos de relacionamentos acontecem mundo afora, ou internet afora. Esse novo mundo, o virtual, também precisa de leis que de acordo com o Wesley ainda é preciso muita coisa para que as regras funcionem bem.

“As leis que estão sendo sancionadas e as que estão em planejamentos trazem o início de uma caminhada legislativa longa e importante para nossa segurança, mas ainda falta muito, vários contextos a serem abordados, atenuantes para ser discutidos, penas e formas de fiscalização sem perder a privacidade”, acredita.

Além de todas as dicas que o Wesley apontou para o uso da internet segura ele ainda recomenda que para ter segurança na internet é importante aprender mais sobre o assunto sempre.

A iniciativa do ‘Safer Internet Day’ devem movimentar mais de 90 atividades pelo Brasil, em mais de 60 municípios do Brasil em 18 estados, as informações completas estão  em diadainternetsegura.org.br

internet segura saferNet brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...