Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Jornalistas debatem presença da Igreja na mídia secular e religiosa

Com a proposta de falar sobre a visibilidade da Igreja na mídia a partir do pontificado do Papa Francisco, jornalistas de dioceses brasileiras e de alguns veículos de comunicação católicos presentes no 7º Encontro de Jornalistas, em Brasília (DF), presenciaram neste sábado (13) um debate sobre a presença da Igreja na mídia secular e religiosa.

encontro_de_jornalistas_em_brasilia_foto_elisangela_cavalheiro_10_1

A primeira mesa de debates foi composta pelo jornalista da Globo News, Gerson Camarotti, que entrevistou exclusivamente o Papa Francisco durante a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, pelo professor de comunicação da Universidade de Brasília, Luiz Martins e mediada pelo padre Geraldo Martins, coordenador diocesano de pastoral da arquidiocese de Mariana (MG), que já foi assessor de imprensa da CNBB.

encontro_de_jornalistas_em_brasilia_foto_elisangela_cavalheiro_1_1Em sua palavra, Camarotti falou sobre a cobertura do Conclave, partilhou a visão da mídia secular sobre os fatos em torno da eleição do novo Pontífice após a renúncia histórica de Bento XVI e ofereceu detalhes sobre a entrevista exclusiva com o Papa Francisco. “Ele não se furtou em falar sobre as questões mais evidentes da Igreja”, destacou Camarotti enfatizando que essa abertura refletiu na cobertura da imprensa em geral. Compartilhando uma conversa com o diretor da revista La Civiltà Cattolica padre Antônio Spadaro, que também entrevistou Francisco, assinalou a importância da abertura do Santo Padre ao conceder entrevistas exclusivas e coletivas para esclarecer alguns posicionamentos da Igreja e ainda sobre a sua missão no contexto atual. 

Para Camarotti esse exemplo do Papa e sua simplicidade, as mudanças que tem proporcionado no Vaticano e o diálogo aberto que mantém com a imprensa reverteu-se no noticiário de forma que possibilitou o conhecimento em busca da verdade, um dos princípios essenciais do jornalismo. Ao final, dirigiu um apelo aos jornalistas:

"Vocês que estão na linha de frente nas (arqui) dioceses do país inteiro olhem com boa vontade pra gente, porque a gente também tem boa vontade (...) e por trás da busca pela boa notícia mesmo quando ela não é positiva para a Igreja, a melhor coisa é o relacionamento aberto e é isso o que o Papa Francisco faz, conversar, conversar, conversar", finalizou Camarotti. 

Ao final da palavra do jornalista, padre Geraldo acrescentou à reflexão uma indicaçao do decreto papal Inter Mirifica que trata sobre os meios de comunicação social, onde reconhece o direito à informação e diz que o jornalista não pode se furtar da informação seja positiva ou negativa. Por fim, agradeceu a presença do jornalista da Globo News e suas considerações importantes no debate.

encontro_de_jornalistas_em_brasilia_foto_elisangela_cavalheiro_2_1Professor Luiz Martins abriu sua palavra apresentando aos jornalistas algumas questões sobre temas específicos do jornalismo e depois também considerou algumas reflexões sobre a agenda pessimista da imprensa. "A estrada da boa notícia é uma estradinha cheia de pedras, morro acima e a estrada da má notícia é na velocidade da luz. Esse esforço de levar boas notícias, de coisas boas que estão acontecendo, eu já escutei gente dizer que boa noticia é melhor nao anunciar", afirmou. Para encerrar sua participação indicou aos participantes a urgência de uma "cidadania planetária" para valorização do ser humano e da sociedade mundial.  

Palavra de dom Leonardo Steiner 

Na noite de sexta-feira (12) o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner abriu oficialmente o encontro com um momento de oração muito enriquecedor e profundo sobre Jesus, a Palavra encarnada. “Que nestes dias que estivermos aqui reunidos, nos encontrando, ouvindo, partilhando, nós possamos ser palavra mas palavra com habitação da Palavra que o Pai nos enviou e na habitação da Palavra que o Pai nos enviou, ajudarmos a construir bons alicerces e boas casas da comunicação”, indicou o bispo. 

A mensagem do secretário aos jornalistas teve como princípio o apelo pela busca da verdade, do perdão, da misericórdia, enraizada na força extraordinária da Palavra, de Jesus.

“Planejamento e estratégias em Assessoria de Imprensa” foi o tema da segunda mesa-redonda do dia, o assunto foi conduzido pelo organizador do livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia". A terceira e última atividade do dia abordará o "Gerenciamento das redes sociais" e será apresentada por Nelson Leoni da Agência de Publicidade Isobar Brasil e pela consultora na área de Comunicação Digital, Andrea Lopes. A medição desse tema ficará por conta do professor Robson Borges Dias da Universidade Católica de Brasília.  

O 7º Encontro de Jornalistas encerra no domingo (14), com uma celebração eucarística e encaminhamentos diversos para o trabalho das assessorias de imprensa das dioceses. Ao final, o encontro deve retomar a divulgação de uma carta dos participantes sobre a missão e os anseios dos jornalistas em vista de uma comunicação a serviço da Igreja.

Confira a galeria de imagens do encontro:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...