Por Redação A12 Em Igreja

Pastoral da Pessoa Idosa firma parceria para divulgar tratamento de doença do coração

A Pastoral da Pessoal Idosa (PPI) firmou uma parceria com Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) na ultima assembleia nacional da Pastoral.

jovens_coracoes_ppi_1

Essa parceria pretende tornar conhecida uma nova técnica para o tratamento da estenose aórtica, em que o implante da prótese valvular é por cateter, o que diminui os riscos e o tempo de internação para o paciente.

 

 

 

Essa iniciativa é uma campanha, intitulada “Jovens Corações”, em que a Pastoral da Pessoa Idosa foi procurada, após indicação da CNBB, pelo médico Marcelo Queiroga, idealizador e divulgador da campanha, para juntos tornarem esse procedimento mais conhecido, principalmente entre as pessoas acima de 75 anos.

"A Pastoral da Pessoa Idosa aceitou esse desafio porque está em contato direto com os idosos e suas famílias. Essa é mais uma ação que pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos acompanhados".

Segundo Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, essa parceria acrescenta ao trabalho da pastoral informações relevantes à vida do idoso.

“A Pastoral da Pessoa Idosa aceitou esse desafio porque está em contato direto com os idosos e suas famílias. Essa é mais uma ação que pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos acompanhados, o conteúdo já está no Guia do Líder e também foi produzido um folder, com informações e orientações, que serão entregues pelos líderes para os idosos que apresentam os sintomas da doença”, conta.

A Pastoral da Pessoa Idosa trabalha no acompanhamento mensal às pessoas idosas, de forma organizada, onde são registrados alguns indicadores no Caderno do Líder comunitário.

Para Irmã Terezinha, essas parcerias são oportunidade de melhorar a qualidade de vida do idoso.

“ A Pastoral da Pessoa Idosa está sempre aberta para parcerias na área técnica, científica e também apoio com recursos, que possam trazer a melhoria da qualidade de vida dos idosos acompanhados. O Papa Francisco, em diversos momentos, chama a nossa atenção para o cuidado que devemos ter com o idoso, “como gostaria de uma Igreja que desafia a cultura do descartável com a alegria transbordante de um novo abraço entre os jovens e os idosos”, destaca o Papa.”, cita.

As instituições interessadas, em parceria com a PPI, podem fazer contato através da CNBB ou diretamente com a coordenação nacional através do email comunicação@pastoraldapessoaidosa.org.br

O trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa completou 10 anos em 2014 e apresenta grandes resultados.

O acompanhamento feito pelos agentes da pastoral visa manter as pessoas idosas por um maior período possível independentes e autônomas, de alguma maneira postergando os possíveis agravos; por meio do estímulo à prática de bons hábitos, seja na alimentação, na higiene, na prática de exercícios físicos, na ingestão de líquidos em quantidade suficiente, diariamente, entre outros.

Irmã Terezinha aponta como um dos indicadores do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa já modificou a realidade de muitos idosos. “Tomando um indicador, por exemplo, a prevenção de quedas. Baseados nos nossos dados (sistema de informação da PPI), nos primeiros 5 anos dessa pastoral, foi possível reduzir o número de quedas em 35% entre as pessoas acompanhadas”, assinala.

O papel do Líder comunitário na campanha “Jovens Corações” é o de conversar sobre alguns sintomas da estenose aórtica, e caso esses sintomas estejam presentes, o Líder fornecerá o folder elaborado pela SBHCI, estimulando que a pessoa idosa faça uma consulta na UBS – Unidade Básica de Saúde, levando e entregando o folder ao médico que fará a investigação de possíveis problemas cardíacos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...