Por Redação A12 Em Santo Padre

Sínodo da Família: Dom Damasceno fala sobre planejamento familiar e educação dos filhos

Planejamento familiar foi um dos temas debatidos na 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, nesta segunda-feira (19).

Foto de: Arq. Aparecida

Dom Damasceno - Arquidiocese Aparecida

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que é um dos presidentes-delegado da assembleia, comentou o assunto: “Não se trata de ter filhos à vontade, mas tê-los com responsabilidade”.

O arcebispo falou sobre uma mentalidade antinatalista, onde muitos casais hoje veem os filhos como um problema, como uma dificuldade, não como um presente ou um dom de Deus.

“Então hoje como viver o matrimônio como comunidade de vida e de amor, que resulte dessa comunidade também os filhos? Como planejar o nascimento dos filhos? A Igreja deixa à responsabilidade dos casais que pelo menos devem ser formandos  na sua consciência para que realmente planejem seus filhos dentro da responsabilidade que cabe a eles, aos pais, porque não basta gerar filhos, é preciso também educá-los, evidentemente. E é fundamental também ter em conta os meios para planejar os filhos”.

Dom Damasceno lembrou a necessidade de orientação aos casais e planejamento das famílias.

“Não podemos apoiar de forma alguma todo método que for abortivo, por exemplo. Então o casal tem que ser orientado, formar a sua consciência para que planeje sua família não dentro de um espírito egoísta, individualista, pensando só no bem do casal, mas pensando também no bem da sociedade. De modo que o planejamento é importante e fundamental, mas deve ser feito dentro de critérios éticos, morais, e também com uma consciência bem formada à luz dos ensinamentos da Igreja e da Palavra de Deus. Não se trata de ter filhos à vontade, mas se trata de tê-los com responsabilidade”, concluiu.

Ouça a entrevista de Dom Damasceno à Rádio Vaticano:

Até o dia 25 de outubro, o encontro reúne mais de 400 pessoas, incluindo 267 padres sinodais com direito a voto, delegados de mais de 110 conferências episcopais e mais 34 mulheres.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...