Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Pastoral da Pessoa Idosa de SP celebra os 10 anos do organismo em Aparecida

Para marcar os 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil, agentes que atuam no Estado de São Paulo vieram em Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida neste sábado (25). O grupo participou da celebração das 9h, no Altar Central.

Presidiu a celebração o bispo de Itapetininga (SP), dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e concelebrou o bispo cisterciense da Abadia Nossa Senhora de São Bernardo, de São José do Rio Pardo (SP), Dom Abade Paulo Celso Demartini. Esteve presente na celebração a coordenadora nacional da pastoral, a irmã Terezinha Tortelli, que participou da procissão de entrada. 

O presidente da celebração lembrou em sua homilia o grandioso trabalho desenvolvido pela pastoral em todo o Brasil. "Essa pastoral iniciada pela doutora Zilda Arns no dia 5 de novembro completa os seus 10 anos. É um serviço de amor junto aos idosos e às pessoas muitas vezes excluídas e abandonadas na solidão, levando o carinho e a ternura de Deus para todos e incentivando as famíllias a cuidar bem das pessoas idosas. Devemos dar graças a Deus por todo esse trabalho", frisou dom Gorgônio.

Ouça a homilia de dom Gorgônio na íntegra: 

O bispo lembrou ainda a festa litúrgica do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão: "Homem que testemunhou o amor de Deus na simplicidade, na humildade, na cordialidade, na amabilidade, acolhendo as pessoas com carinho, amor e misericórdia, sendo solícito e atento às necessidades das pessoas, principalmente as mais pobre e doentes. Um santo cheio do amor de Deus", disse. 

Ao final da celebração, agentes da pastoral participaram da entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e, com a consagração à Rainha e Padroeira do Brasil, entregaram seu esforço pastoral em vista de uma vida mais digna para todos os idosos.

10 anos (2004 - 2014)

A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada pela doutora Zilda Arns no dia 5 de novembro de 2004. Neste ano, em todo o país, diversas atividades reúnem os agentes para celebrar a trajetória alcançada pela pastoral nos últimos 10 anos. Com a celebração, a pastoral visa ampliar a visibilidade do trabalho voluntário dos milhares de colaboradores que se dedicam à causa. A pastoral é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.

Conheça o trabalho da pastoral no site: www.pastoraldapessoaidosa.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...