Por Santuário Nacional Em Sacramentos Atualizada em 06 JUN 2018 - 14H57

Matrimônio na Basílica Velha de Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon

DOCUMENTOS E PROCEDIMENTOS ________________________________________________________________________


RESERVA DA DATA
Antes de começar a organizar o casamento, os noivos devem primeiramente marcar a cerimônia na Igreja com 90 dias de antecedência. Para o agendamento é necessário que os noivos tragam os documentos de identidade (RG e CPF) até a Secretaria de Pastoral da Basílica Velha.

O agendamento poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 12 3104-3491 ou no e-mail 
basilica.velha@santuarionacional.com.

HORÁRIO PARA A CELEBRAÇÃO

CASAMENTO SIMPLES
2ª a 6ª-feira (exceto feriados e emenda de feriados)

Horário: 16h às 16h40

Valor: R$ 250,00

Obs.: Este casamento é uma cerimônia simples, portanto não pode haver músicas, entradas, enfeites e filmagens de profissionais. Sendo permitido apenas um fotógrafo profissional sem equipamentos de iluminação.

CASAMENTO COMPLETO
2ª a 5ª-feira (exceto feriados e emenda de feriados)

Horário: 19h30 às 20h30

Valor: R$ 1.000,00

Obs.: * Este Casamento autoriza serviços de iluminação, som, decoração e filmagem. Não é permitido o uso de DRONE.

           * O pagamento será realizado no ato da confirmação da data do casamento.

ABERTURA DO PROCESSO MATRIMONIAL
O processo matrimonial deverá ser feito na Paróquia da noiva ou do noivo, ao menos com 6 meses de antecedência da cerimônia do casamento. Para fazer o processo, é necessária a presença do casal, munidos dos seguintes documentos:

a) Cópia da Carteira de Identidade ou documento equivalente.

b) Certidão de batismo atualizada, com data de emissão inferior a seis (6) meses.

c) Certificado do curso de noivos.

d) Comprovante de residência.

Obs.: O processo matrimonial deve ser entregue pessoalmente pelos noivos, na Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional, um (1) mês antes do casamento.

ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS ________________________________________________________________________

LOCAL DA CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO
“O lugar próprio para a celebração do matrimônio é a paróquia onde uma das partes tiver domicílio, quase domicílio ou residência há um mês, ou, tratando-se de vagantes, na paróquia onde de fato se encontrarem (cf. cân. 1115).”

São permitidas celebrações de casamentos em capelas e igrejas da paróquia.

CASAMENTO CATÓLICO E NÃO CATÓLICO
Desde que haja autorização expressa do bispo, é possível o casamento de católico com outro cristão não católico (mista religião), ou de católico com não batizado (disparidade de culto), de divorciados pela lei civil (desde que nunca tenham celebrado o Sacramento do Matrimônio), ou ainda de pessoas que obtiveram declaração de nulidade no Tribunal Eclesiástico. Nesses casos, a reserva de data somente poderá ser feita após a devida autorização do ordinário local.

MENORES
Se um dos noivos tiver menos de 18 anos, deve obter consentimento formal dos pais ou responsáveis, comparecendo ao momento de abertura do processo acompanhado de um deles. Pelo Código de Direito Canônico, o homem com menos de 16 anos completos e a mulher com menos de 14 anos não podem contrair matrimônio válido sem a dispensa do impedimento, ou seja, sem autorização expressa dos responsáveis legais.

CASAMENTO CIVIL
Normalmente, como exigência canônica, a Igreja não celebra o casamento religioso sem que se realize o casamento civil. Portanto, se o casamento civil for realizado antes, os noivos deverão apresentar a certidão de casamento civil antes do dia marcado para a cerimônia religiosa.
Se o casamento civil estiver marcado para data posterior ao religioso, deverão apresentar uma declaração escrita do cartório civil competente.

CASAMENTO CIVIL NO CARTÓRIO
Os noivos devem procurar o cartório de Registro Civil com pelo menos 60 dias de antecedência com relação à data da cerimônia religiosa, a fim de se iniciar o processo de casamento civil. Se o casamento civil for realizado no cartório antes do religioso, deve-se entregar uma cópia simples da certidão civil.

CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL
Somente com a entrega da habilitação (documento expedido pelo cartório de Registro) será realizada na Igreja a Cerimônia religiosa com efeito civil. Após o casamento, a igreja entregará a ata aos noivos, que terão 90 dias para reconhecer firma. Obs.: O padre celebrante deverá ter firma aberta em um cartório da cidade de Aparecida.

SACERDOTE CONVIDADO
Pode-se convidar um padre de outra paróquia para presidir a cerimônia. Pede-se apenas que se confirme com antecedência o nome completo do padre, o telefone, a Paróquia e a Diocese a que pertence.
No dia do casamento, o padre deverá apresentar a carteirinha de identificação ou carteirinha da CNBB.

PONTUALIDADE
- No dia da cerimônia, é extremamente necessário que os noivos sejam pontuais. Por isso, recomenda-se informar no convite horário com 30 minutos de antecedência ao marcado na igreja.

- Os padrinhos deverão chegar à Igreja com 30 minutos de antecedência do horário agendado para assinarem a ata do Matrimônio na Secretaria da Igreja.
Pede-se que o noivo chegue com 30 minutos de antecedência e a noiva chegue 10 minutos antes do horário marcado. A celebração terá duração de 1 hora. Porém, caso a noiva se atrase, a cerimônia será abreviada ou mesmo haverá a eliminação dos cortejos de entrada. 

- Os noivos assinam a ata da cerimônia no altar. Por isso, a pontualidade é questão de honra para que a cerimônia não seja interrompida.

TEMPO DE DURAÇÃO DA CERIMÔNIA RELIGIOSA
Normalmente, a duração da liturgia do casamento é de até 40 (quarenta) minutos, desde que iniciada na hora marcada. É tempo suficiente para uma celebração calma, digna, bonita, com os cortejos normais.

CORTEJOS
Permitimos o máximo de 4 (quatro) cortejos:

1) Entrada do noivo com pais e padrinhos;

2) Entrada da noiva;

3) Entrada das alianças / Entrada de Nossa Senhora;

4) Saída dos recém-casados (com pais e padrinhos).

Obs.: Será permitido o máximo de 2 casais para a noiva e 2 casais para o noivo.

TRAJES
Em respeito à casa de Deus e à cerimônia religiosa, não é permitido à noiva e às madrinhas o uso de decotes e fendas. Caso o traje de alguma delas não esteja adequado, a convidada deverá utilizar uma echarpe.

DECORAÇÃO
A Igreja estará disponível para decoração às 19h.

É proibido o uso de arames, pregos ou grampos para fixar os enfeites nos bancos.

Não se pode mexer na estrutura dos bancos.

Não é permitido mexer na decoração do altar.

Não é permitido jogar arroz ou pétalas nos noivos dentro da Igreja. O uso de velas Sparklers ou bolinha de sabão será permito apenas fora da Igreja.

Não pode ser usado outro tipo de iluminação, a não ser que seja de LED à bateria. Portanto, nenhum tipo de iluminação com fios aparentes pode ser utilizado.

Toda a decoração da Igreja deverá ser retirada após a celebração.

Não é permitido o uso de passarela de espelho.

MÚSICA
As músicas a serem cantadas durante a celebração do Sacramento do Matrimônio deverão seguir as normas litúrgicas. O repertório musical deverá ser apresentado à Secretaria da Igreja para a aprovação. Não será permitido o uso do órgão da igreja, bem como o espaço do coro que fica localizado no piso superior. Os instrumentos trazidos pelos músicos serão montados na parte debaixo do presbitério.

FOTOS E VÍDEO
Os profissionais terão acesso ao presbitério, lembrando que o local é um espaço sagrado e, por isso, devem se comportar de maneira discreta, sem atrapalhar a celebração. Para o registro da cerimônia, não será permitido que os profissionais de fotografia e filmagem deixem tripés ou câmeras fixos no presbitério.

CERIMONIAL
Não serão permitidos cerimonial e cerimoniários contratados pelos noivos agindo dentro da igreja.

Se os noivos acharem conveniente a presença desses profissionais, eles deverão atuar organizando a entrada dos padrinhos, até a chegada da noiva. Toda orientação será feita pela equipe da igreja. Não serão permitidos comandos, ações ou orientações gerais interferindo na celebração.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Todos os profissionais contratados pelos noivos deverão estar em sintonia e se submeter às normas e orientações desta igreja. Seus serviços serão devidamente acompanhados e supervisionados. Os noivos devem orientar os profissionais a se credenciarem na Secretaria da Basílica Velha.


7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Sacramentos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.