Por Polyana Gonzaga Em Releases

Coletiva de Imprensa destaca infraestrutura e programação para Festa da Padroeira 2015

Foto - Thiago Leon

 

A coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (29), no Santuário Nacional de Aparecida, revelou os detalhes, novidades e a programação da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2015.

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida e o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio atenderam aos jornalistas na sala de imprensa da Basílica.

Com a temática ‘Com Maria, em Jesus, chegamos à Glória’, a novena tem início no dia 3 de outubro e se estenderá até o dia 11 de outubro, culminando com a grande Festa em hora a Padroeira do Brasil em 12 de outubro.

Dom Raymundo Damasceno lembrou aos jornalistas que não estará em Aparecida (SP) no período da Festa da Padroeira, pois participará da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 4 a 25 de outubro, no Vaticano. O Cardeal é um dos presidentes da Assembleia, que está em sua segunda etapa. A primeira foi realizada em outubro do ano passado.

“O Sínodo da Família tem como tema ‘Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização e vai trazer discussões sobre a realidade da família e seus principais desafios na atualidade”, afirmou o Cardeal.

Programação da Festa da Padroeira - O reitor da Basílica, padre João Batista ressaltou os principais momentos de celebrações e homenagens à Padroeira do Brasil e enfatizou que o Santuário Nacional se prepara como um todo para o novenário e festa. “Há meses estamos nos preparando e envolvendo colaboradores, voluntários e toda a comunidade através da visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida à escolas, creches, paróquias, comunidades e setores do Santuário”.

Do dia 10 ao dia 12 de outubro serão 52 horas de atividades, celebrações e homenagens a Padroeira do Brasil. Padre João Batista destacou a Vigília da Juventude, na madrugada do dia 11 outubro, que culminará em um ‘abraço coletivo’ formado por 3 mil jovens.

A ‘virada’ de oração envolve jovens de vários movimentos e pastorais juvenis e é uma iniciativa inédita na programação em preparação à Festa da Padroeira. O reitor ainda mencionou que os peregrinos poderão contemplar três shows: ‘Tributo a Nossa Senhora Aparecida’ no dia 3 de outubro, Aparecida Sertaneja Especial com Pe. Alessandro Campos no dia 4 de outubro e Show com o Pe. Reginaldo Manzotti  no dia 10 de outubro. Todos realizados às 21h, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.

Grandes obras de infraestrutura e acolhimento – Durante a coletiva, o administrador-ecônomo, padre Daniel Antônio afirmou que o Santuário já recebe um número significativo de romeiros aos finais de semana e possui uma grande infraestrutura de acolhimento e serviços.

Todo o complexo Santuário já está preparado para acolher esta grande festa. Setores como estacionamento, segurança e ambulatório médico recebem reforço extra para o atendimento de milhares de peregrinos.

“Acolher tantos devotos nos exige planejamento e já estamos prontos para oferecer nossos serviços, acolhimento a centenas de famílias que aqui vem para homenagear a Mãe Aparecida”.

O Santuário Nacional possui mais de 1.900 colaboradores e todos estão envolvidos nas festividades, número que é reforçado com o trabalho dedicado de centenas de voluntários envolvidos em acolhida, coreografias, entre outras atividades.

Padre Daniel destacou que grandes obras são realizadas no Santuário em vista do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira como a finalização do revestimento interno da cúpula, o início das obras do Campanário em 2016 e três grandes monumentos em homenagem a Nossa Senhora que serão colocados no Vaticano, em Brasília e em Aparecida.

A expectativa é de que 400 mil pessoas visitem o Santuário Nacional no feriado prolongado da Festa da Padroeira.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...