Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Exposição homenageia Cardeal Motta, primeiro arcebispo de Aparecida

Há exatos 50 anos, a recém-criada Arquidiocese de Aparecida acolhia seu primeiro arcebispo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, o Cardeal Motta. Em sua homenagem, o Museu Nossa Senhora Aparecida expõe fotos históricas e objetos pessoais do cardeal, que fazem parte do acervo particular doado pela família Motta ao Santuário Nacional, como terço, relicários, cálice e patena.

 

Exposição Cardeal Motta

Fotografia histórica de Cardeal Motta e o Brasão cardinalício são alguns dos objetos doados pela família.

 

Até o dia 3 de setembro, a mostra ficará aberta ao público na vitrine da Torre Brasília, com visitação gratuita, nos seguintes horários:

Segunda a sexta-feira: 9h às 16h30

Sábado: 7h às 17h

Domingo: 7h às 15h30

Conhecendo Cardeal Motta - Entre as diversas obras realizadas por Dom Carlos Carmelo está a escolha do nome da capital federal, Brasília. Foi ele que, no dia 3 de maio de 1957, celebrou a primeira missa na capital brasileira. Foi ainda um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo seu primeiro presidente de 1952 a 1958.

Cardeal Motta também foi um dos idealizadores do Santuário Nacional de Aparecida, tendo lançado a pedra fundamental da construção do novo Santuário no dia 10 de setembro de 1946.

Na primeira visita do Cardeal Motta ao Santuário Nacional, uma frase ficou marcada para a história do primeiro arcebispo da Arquidiocese de Aparecida e da Casa da Mãe Aparecida, quando falou sobre a construção da nova Basílica:

"Será a oração de pedra do povo brasileiro, a levantar-se para os céus, pujante como a sua fé".

Colaborou: Elisangela Cavalheiro

Confira algumas fotos da exposição:

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...