Por Redação A12 Em Notícias

Mãe do Perpétuo Socorro: A Serviço da missão

Nesta sexta-feira (26), no 3º dia do Tríduo em preparação a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o tema refletido no Santuário Nacional foi ‘A Serviço da Missão’.

A Santa Missa das 9h foi presidida pelo Missionário Redentorista, padre Carlos Artur Anunciação que, em sua homilia, destacou como podemos ter Maria como modelo de serviço e missão.

3º dia do tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Santuário Nacional

“O ícone da Mãe do Perpétuo Socorro é modelo de verdadeiro serviço a missão. Ele nos diz muito ao nosso coração. Está cheio de significado”.

O Missionário Redentorista continuou a explicar a linguagem iconográfica do ícone e destacou a ‘Odigitria’ - aquela que indica e guia ao longo do caminho.

“Maria indica Jesus para nós, que é nossa vocação. A nossa missão é seguir Jesus, somos seus discípulos”.

Padre Carlos Artur afirmou que o ícone da Mãe do Perpétuo Socorro faz parte da série da Virgem da Paixão, do sofrimento, pois traz os Arcanjos Miguel e Gabriel com os instrumentos da Paixão de Jesus Cristo.

“Vemos os rosto triste de Nossa Senhora, pois ela sabe do sofrimento de seus filhos e também as dores. Ao mesmo tempo em que é a Senhora cheia de ternura, que acolhe seu Filho e a nós também”.

Sobre os detalhes e significados do ícone, Padre Carlos Artur explicou que a cor dourada mostra a majestade de Deus, esplêndido como ouro.

“Maria está de pé trazendo o Menino Jesus no colo e isso nos remete a atitude de Maria diante da cruz de Jesus, uma mulher forte que esteve com seu Filho até o fim”.

O Missionário destacou o olhar de Maria voltado para cada um de nós. “O olhar de Maria sempre vai nos acompanhar”.

Padre Carlos Artur ainda indicou que a pequenina boca de Maria nos demonstra o silêncio. As cores de sua túnica e manto em vermelho e azul indica a virgindade e maternidade de Maria.

O sacerdote chamou atenção para a mão direita de Nossa Senhora que ampara seu Filho e que também nos protege e guia.

“A estrela no alto do ícone mostra que Ela é a estrela que nos conduz ao Cristo que nos salva e nos ama”, finalizou.

Neste sábado (27), festa litúrgica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Congregação do Santíssimo Redentor dará início ao Ano Jubilar pelos 150 anos da restauração do culto público ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na igreja de Santo Afonso, em Roma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...