Por Victor Hugo Barros Em Releases

Projeto Musical do Santuário ganha nova sede

Foto: Thiago Leon

Cerimônia é a primeira inauguração oficial de Dom Orlando Brandes após tomar posse em Aparecida

O PEMSA - Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, ganhará uma nova sede a partir do dia 31 de janeiro. O espaço, que anteriormente abrigava o Seminário Redentorista Nossa Senhora, foi remodelado para acolher cerca de 400 usuários que atualmente são atendidos pelo Projeto. 

Dentro da programação da inauguração estão: missa às 18h na Matriz Basílica, inauguração do prédio às 19h, Concerto do PEMSA às 19h30. Esta será a primeira inauguração de Dom Orlando Brandes após assumir a Arquidiocese de Aparecida.

A nova sede, localizada próxima à Matriz Basílica, conta com oficinas para aulas teóricas e práticas individuais ou em grupo, permitindo aos usuários, maior aprimoramento de seus estudos musicais. O prédio conta ainda com refeitório, salas de coordenação, depósitos, sanitários e um auditório para ensaios coletivos.

As adequações vêm de encontro às necessidades dos usuários do Projeto, que com a nova sede, poderão se aprofundar no aprendizado da música. “Na Casa do Pequeno, onde atualmente estamos, não temos a oportunidade de estudar individualmente, já no novo prédio vamos ter essa possibilidade. Para mim, ver este espaço pronto é muito gratificante.”, conta Gabriel Luís Silva, atendido pelo PEMSA há 10 anos.

Para que todos os espaços fossem bem aproveitados, nas novas instalações foram adotadas todas as normas vigentes de acessibilidade, inclusive com a vistoria para adequações de um consultor especialista no assunto. Além disso, o isolamento acústico presente nas salas foi dotado de um sistema que impede a propagação de fogo.

O administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva, ressalta que com a inauguração do novo prédio, será possível acolher mais usuários no Projeto, e possibilitar aos atendidos, uma oportunidade por meio da música. “Este novo espaço vai possibilitar um número maior de pessoas atendidas, jovens e crianças, que desejam aprender música. Com a inauguração desta sede, queremos ampliar o PEMSA para aqueles que podem ser inseridos na vida social por meio da música, e recobrar a dignidade humana, porque construir gente também é missão do Santuário.”, salienta.

Criado em 2003, o PEMSA funcionava até o fim do ano passado na Casa do Pequeno, local que abriga oficinas de 4 projetos sociais do Santuário Nacional. Com o passar do tempo, o espaço ficou pequeno para atender a demanda de usuários.

“Quando entramos no prédio do Pequeno em caráter provisório, já chegamos com todas as necessidades possíveis. Desde o início mantivemos uma expectativa para uma sede adequada para poder expandir. Com esse novo espaço vamos poder abrigar muito mais pessoas, sobretudo as que atualmente estão na fila de espera por uma vaga”, explica Maestro Lobato, que atualmente coordena o Projeto.

O maestro do PEMSA, Júlio Ricarte, se lembra bem deste período, e não esconde a alegria em ver a nova sede construída. “Estamos realizando de um sonho acalentado desde nossa fundação. Hoje vemos com muita felicidade este sonho realizado e agradecemos a todos os que nos auxiliaram a tornar esse desejo possível.”.

Com 14 anos de história, o Projeto Musical do Santuário de Aparecida conta com muitos ex-usuários engajados como profissionais de música em diversas frentes de atuação tanto no Brasil quanto no exterior. Ao longo deste período, o PEMSA já realizou grandes apresentações, como por exemplo, para os papas Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013. Além disso, as notas musicais do Projeto acompanham missas, festas e, principalmente, a Novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, um dos grandes momentos da Orquestra e Coral. Além disso, os músicos já realizaram concertos clássicos e apresentações populares em várias cidades brasileiras.

A nova sede do PEMSA fica localizada na Rua Oliveira Braga, 80, em Aparecida (SP), no antigo Seminário Redentorista Nossa Senhora Aparecida.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...