Por Santuário Nacional Em Notícias

Santuário Nacional acolhe iniciativa da Campanha Outubro Rosa

Cerca de 50 mulheres vieram ao Santuário Nacional de Aparecida nesta quarta-feira (26) para mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação Caminhada Outubro Rosa é motivada pela campanha que leva o mesmo nome realizada em todo o território nacional.

Com muita disposição as mulheres caminharam e fizeram exercícios físicos, no Pátio das Palmeiras, localizado na frente da Basílica.

“Estamos num mês dedicado à prevenção e à conscientização das mulheres no combate ao câncer de mama. Existe uma grande incidência de câncer e, por isso, nós estamos aqui para falar mais sobre o câncer”, disse Josiane Correa, coordenadora da atividade proposta pela Secretaria de Saúde de Aparecida. “Escolhemos o Santuário Nacional por ser um espaço tranquilo e especial para a nossa cidade”, assinalou a coordenadora, ao falar sobre o que motivou a ação no Santuário de Aparecida. 

:: Prevenção do câncer de Mama: Outubro Rosa

Foto de: Elisangela Cavalheiro.

Caminha Outubro Rosa no Santuário Nacional de Aparecida (Elisangela Cavalheiro)

Segundo a psicóloga, Andreia Luiza, a autoestima
é fundamental para viver com mais qualidade. 

Para a psicóloga, Andreia Luiza, a tomada de consciência sobre a prevenção mostra o desejo da mulher por uma melhor qualidade de vida. “Tudo é questão de prevenção. Não é preciso esperar o mês de outubro para ir a um posto de saúde. Hoje eu trabalho muito com a autoestima das mulheres porque a partir do momento que você tem mais autoestima você fica atenta e acontece uma conscientização de dentro pra fora. Hoje, percebo que as mulheres estão vencendo o tabu de que só é preciso ir ao médico quando sente alguma dor. Então, é o fator saúde que faz com que consigamos desenvolver todas as nossas atividades e ter uma rotina mais saudável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida no futuro”, frisou. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. 

 

Caminha Outubro Rosa no Santuário Nacional de Aparecida (Elisangela Cavalheiro)

Para Adriana Rodrigues, viver com saúde
é mais importante que um corpo perfeito. 

Esse modelo de vida, pautado em escolhas saudáveis, é a orientação que a professora de educação física, Adriana Rodrigues de Oliveira, busca passar para suas alunas. "Como professora de educação física o que me importa é a saúde. Hoje em dia as pessoas pensam muito no estereótipo do corpo perfeito. Então, se você está com a saúde boa, a aparência física não deve importar tanto. Temos que buscar a qualidade de vida, física e emocional, cuidar da alimentação e se prevenir das doenças que podem aparecer futuramente”, realçou. 

 

depoimentos_outubro_rosa

Dona Cecília e Karen,
gerações unidas no combate ao câncer de mama. 

Entre as mulheres que estavam no evento, a dona Cecília Maria de Souza Faria, de Aparecida (SP), mostrou disposição e firmeza na busca por uma vida com mais saúde. “É muito importante nós cuidarmos do nosso corpo e da nossa saúde para prevenir doenças no futuro”. O mesmo disse a jovem Karen Cristina, de Aparecida (SP), que aproveitou para deixar um recado para as mulheres: “Acho que é muito importante que as mulheres desde cedo pensem sobre isso. Comecei a fazer o autoexame há pouco tempo, por causa da minha idade. Agora não deixo de fazer e, ainda incentivo as minhas amigas; é o nosso papel”. 

:: Especialista fala sobre diagnóstico e prevenção do câncer de mama
:: Mastologista fala sobre o câncer de mama

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. O tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é o câncer de mama. Ele responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...