O Cinema Nacional é tão importante para o nosso país que tem duas datas dedicadas à sua celebração. O dia 19 de junho, que faz em homenagem a Afonso Segreto, um italiano que fez as primeiras imagens do Brasil. Isso lá em 19 de junho de 1898. “Uma Vista da Baía de Guanabara” foi o nosso primeiro filme.
E o dia 5 de novembro, que foi feito no Rio de Janeiro, a primeira projeção, com oito pequenos filmes para a elite carioca.
Desde lá, o nosso cinema só evoluiu, e nós tivemos vários movimentos, diferentes gêneros e uma infinidade de filmes que contam a história do nosso país.
Você não é muito familiarizado com os filmes brasileiros?
Tá na hora de perder essa marra e descobrir que nosso cinema conta a história do nosso povo e é bom demais!
Vamos te dar uma ajuda nesse processo de descoberta do cinema nacional. Listamos x filmes que podem ser sua porta de entrada para desbravar o melhor do universo da sétima arte!
O filme é um clássico do cinema mundial. Glauber Rocha, aquele de “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, é o diretor desse filme!
Lançado em 1964, ele fez parte do cinema novo, que se opunha aos grandiosos filmes de Hollywood e convidava a um cinema mais social.
O filme conta a história de Manuel, que é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta por um coronel.
Manuel mata esse tal coronel numa briga e começa a ser perseguido por jagunços. Ele foge com sua mulher Rosa e, no meio de miséria e religião, muita coisa acontece...
A história acompanha a vida desse sertanejo numa terra que parece esquecida por Deus.
Laís Bodanzky dirigiu esse longa de 2001. O longa mostra o relacionamento conturbado e difícil de Seu Wilson e o filho, Neto.
Seu filho é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
O Bicho de Sete Cabeças é o 72º melhor filme brasileiro de todos os tempos, segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Laís Bodanzky também já dirigiu outros ótimos filmes, como o longa “Como os Nossos Pais”.
Cidade de Deus
O filme é um marco para o cinema nacional. Cidade de Deus foi o primeiro - e até agora, o único - filme a concorrer ao Oscar nas categorias: direção, roteiro adaptado, edição e fotografia. E esse foi só o terceiro filme de Fernando Meirelles.
Cidade de Deus é uma favela. O filme retrata o surgimento do crime organizado. A favela já foi um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro. Ele ganhou o Bafta e foi indicado a diversos prêmios ao redor do mundo.
Ah! E a maioria dos atores nunca tinha tido o contato com cinema. Para encontrar os melhores atores, a produção entrevistou mais de 2000 pessoas!
O Pagador de Promessas (1962)
São Paulo, Sociedade Anônima (1965)
O Bandido da Luz Vermelha (1968)
Terra em Transe (1967)
Cabra Marcado para Morrer (1984)
Vidas Secas (1963)
Limite (1931)
Esses são só alguns filmes que a gente indicou aqui. 📽🎞😍
Deixamos de fora grandes cineastas e maravilhosos filmes pra você ter o gostinho descobrir sozinho!
Aproveite o tempo que tem e conheça olhares através de narrativas fortes e poderosas!
👇Aproveite para deixar nos comentários quais filmes brasileiros você indicaria.
DJ Alexandre Rocha e o melhor da música eletrônica no 'Tá na Pista'
Curta playlists dos melhores djs do Vale do Paraíba, no programa da 90.9 FM
Pop nas Ruas leva programação para Praça Prado Filho de Cachoeira Paulista
Programação ao vivo na praça ofereceu serviços e informação à população.
Cantores que compartilham mais que laços sanguíneos
Aproveitando a comemoração do Dia da Família, separamos algumas famílias que compartilham mais que laços sanguíneos, compartilham a paixão pela música.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.