
A data é comemorada em homenagem a Afonso Segreto, um italiano que fez as primeiras imagens do Brasil. Isso lá em 19 de junho de 1898. “Uma Vista da Baía de Guanabara” foi o nosso primeiro filme.
Infelizmente, ele não resistiu ao tempo, mas desde lá, o nosso cinema só evoluiu, e nós tivemos vários movimentos, diferentes gêneros e uma infinidade de filmes que contam a história do nosso país.
Você não é muito familiarizado com os filmes brasileiros?

Tá na hora de perder essa marra e descobrir que nosso cinema conta a história do nosso povo e é bom pra caramba!
Vamos te dar uma ajuda nesse processo de descoberta do cinema nacional. Listamos 4 filmes que podem ser sua porta de entrada para desbravar o melhor do universo da sétima arte!
Deus e o Diabo na Terra do Sol
O filme é um clássico do cinema mundial. Glauber Rocha, aquele de “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, é o diretor desse filme!
Lançado em 1964, ele fez parte do cinema novo, que se opunha aos grandiosos filmes de Hollywood e convidava a um cinema mais social.
O filme conta a história de Manuel, que é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta por um coronel.
Manuel mata esse tal coronel numa briga e começa a ser perseguido por jagunços. Ele foge com sua mulher Rosa e no meio de miséria e religião, muita coisa acontece...
A história acompanha a vida desse sertanejo numa terra que parece esquecida por Deus.
Bicho de Sete Cabeças
Laís Bodanzky dirigiu esse longa de 2001. O longa mostra o relacionamento conturbado e difícil de Seu Wilson e o filho, Neto.
Seu filho é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
O Bicho de Sete Cabeças é o 72º melhor filme brasileiro de todos os tempos, segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Laís Bodanzky também já dirigiu outros ótimos filmes, como o longa “Como os Nossos País”.
O filme é um marco para o cinema nacional. Cidade de Deus foi o primeiro - e até agora, o único - filme a concorrer ao Oscar nas categorias: direção, roteiro adaptado, edição e fotografia. E esse foi só o terceiro filme de Fernando Meirelles.
Cidade de Deus é uma favela. O filme retrata o surgimento do crime organizado. A favela já foi um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro. Ele ganhou o Bafta e foi indicado a diversos prêmios ao redor do mundo.
Ah! E a maioria dos atores nunca tinha tido o contato com cinema. Para encontrar os melhores atores, a produção entrevistou mais de 2000 pessoas!
Democracia em Vertigem
O Brasil também tem ótimos documentaristas. Petra Costa dirigiu o documentário indicado ao Oscar. Nele, a autora narra a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil.
Petra tem no currículo o sensível filme “Helena”, que conta a história da falta de sua irmã.
Esses são só alguns filmes que a gente indicou aqui. 📽🎞😍
Deixamos de fora grandes cineastas e maravilhosos filmes pra você ter o gostinho descobrir sozinho!
Aproveite o tempo que tem e conheça olhares através de narrativas fortes e poderosas!
👇Aproveita deixa nos comentários quais filmes brasileiros você indicaria.

Não escolha essas 7 músicas se não quiser arruinar seu casamento!
Com o mês de maio chegando ao fim, pensamos nos muitos casais que curtem um som gringo, e acabam querendo levar aquela música que marca a história do casal pra dentro da celebração do casamento. E é aí que mora o perigo!

Dj Jeff Honor com sua playlist pra esquentar o Tá na Pista!
Tá na Pista recebe Dj Jeff Honor pro sábado à noite!

5 canções para valorizar a África
Valorize o som da África com essas 5 canções!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.