NOTÍCIAS
Notícias

Dr. Cesar Zangrandi, Coordenador do CEPOG, fala sobre a dengue na região

Escrito por A Rádio POP

27 MAI 2024 - 14H57 (Atualizada em 29 MAI 2024 - 14H17)

Youtube Rádio Pop

A dengue todos os anos incomoda não só os moradores da região, mas também de todo o país, no entanto, este ano a situação é um pouco pior. Estamos chegando no inverno e ainda há registros de casos da doença, inclusive de óbitos. O Vale do Paraíba já soma mais de 140 mil casos positivos e 192 mortes.

:: O número do WhatsApp da POP mudou! Anote os novos números para falar com a programação e com o Jornalismo. Anote aí e já salve nossos contatos! 

Ao vivo nos estúdios do Jornal Regional, o Dr. Cesar Zangrandi, Coordenador Médico Pronto Atendimento Hospital CEPOG de Guaratinguetá, falou sobre os principais sintomas da doença para alertar as pessoas contra a doença.

“A dengue é uma infecção viral. Ela tem o período de incubação, de quatro a sete dias para iniciar os sintomas. Posteriormente esse período, o indivíduo começa com os sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, dor retrô orbitária que é aquela dor atrás dos olhos. Estudos mostram que a febre está presente em 99% dos casos, então aquela febre de 38 a 39 graus, é um forte indício que o indivíduo está infectado.” 

Sobre o aumento dos casos, doutor César afirma que os números seguem subindo e uma estratégia do hospital foi criar um ambulatório especial dedicado aos casos de dengue.

“Desde janeiro a gente tem visto um aumento significativo do número de atendimentos. Falando em números, até dezembro o hospital teve, em média, 1.900 atendimentos, no mês de abril chegamos a 3.400 atendimento adulto. É um número muito expressivo, muito alto e 50% posso afirmar que tem relação com dengue.”

Existem quatro sorotipos do vírus da dengue, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Segundo o doutor, quanto mais dengue a pessoa pegar, mais chances dela desenvolver um tipo e dengue mais grave, mais um motivo para que as pessoas possam tomar os devidos cuidados de propagação e prevenção. 

“O paciente que pegou a denv-1, está imune aquele sorotipo, mas ele pode pegar denv-2, 3 e 4. Os estudos mostram ainda que quanto mais dengue você pegar, maior a probabilidade de você desenvolver uma dengue grave”.

Confira a entrevista na íntegra!

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Parceria entre Santuário Nacional e SOS Mata Atlântica atua na preservação do bioma há 8 anos;

— Moradores de Guaratinguetá reclamam do descarte incorreto de lixo no parque ecológico do bairro Santa Clara;

— Governo do estado anuncia estudo de trem que vai ligar São José dos Campos a São Paulo. Investimento é de 6 bilhões de reais;

— Estado dá início a campanha contra a Poliomielite; meta é imunizar 95% das crianças;

— Falta de vagas para o procedimento de Hemodiálise prejudica tratamento de moradores da região.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...