NOTÍCIAS
Notícias

Jornal da Padroeira celebra Dia de Nossa Senhora Aparecida

Festividades do Santuário Nacional e pelo Brasil são destaques da edição especial

Escrito por Thalita Miranda

12 OUT 2023 - 08H42 (Atualizada em 12 OUT 2023 - 11H10)

Bem-vindos à edição especial do Jornal da Padroeira do dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil!

Apresentado pelo editor chefe José Eduardo e a jornalista Estéfani Braz, com a participação dos demais jornalistas da Rede Aparecida de Rádio, o Jornal fez uma cobertura completa da Festa de Nossa Senhora transmitindo as principais informações do dia no Santuário Nacional, reportagens especiais, boletins da programação, além de apresentar as comemorações e a devoção a Padroeira de norte a sul do país.

Para repercutir o tema central da Festa deste ano “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, recebemos, ao vivo nos estúdios, Frei Bartolomeu Schultz, Coordenador do Núcleo Aparecida da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). Além da participação do Diretor da Rádio Aparecida, Padre Inácio Medeiros, que também falou sobre o despertar das vocações.

Também nos estúdios, a Historiadora e Professora Teresa Pasin trouxe mais detalhes sobre a rica história de devoção e amor a Nossa Senhora Aparecida.

Em sintonia com o 3º Ano Vocacional no Brasil, neste ano todas as reflexões que foram desenvolvidas durante o período festivo ao longo deste mês de outubro, visam conscientizar o que é vocação, despertar vocações, religiosas e leigas, e dialogar sobre vocação, partindo do modelo de Maria.

“O tema da Novena e Festa foi construído de maneira oracional, em forma de súplica. É uma prece que nós dirigimos a Nossa Senhora acreditando que ela pode nos ensinar através da sua vida, do seu exemplo, do seu testemunho como responder afirmativamente ao chamado de Deus. Maria continua sendo para todos os cristãos sinal e modelo de quem responde com docilidade, com ternura e também com muita prontidão", nos contou o Reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo.

Ainda sobre o tema, Frei Bartolomeu ressaltou a importância de despertar nas pessoas este plano do amor de Deus, principalmente nas famílias, berço das vocações, em especial nas crianças que dividem a comemoração do dia de hoje com Nossa Senhora Aparecida. 

"Tema importante porque nos faz agradecer pelas vocações existentes, mas também pedir a intercessão de Maria para que isso desperte mais santas vocações para nossa Igreja. Homens e mulheres que digam sim a esse chamado e ajudem neste plano do amor de Deus.

Vocação não é algo mágico, é uma inspiração de Deus que parte a partir das famílias, da forma que elas nos conduzem, que elas rezam, que elas vão nos apresentar Jesus. Por isso, é importante que todas as famílias falem de Deus para as crianças, falem de Nossa Senhora, mas falem também das vocações, porque esse chamado é importante.

Precisamos de mais famílias santas e a partir dessas famílias, que seus filhos também podem ser dedicados à vida religiosa consagrada, vida sacerdotal e a tantos pastorais e movimentos que nós temos na igreja."

Ana Paula Cruz
Ana Paula Cruz
Frei Bartolomeu Schultz, coordenador do núcleo Aparecida da CRB em entrevista ao Jornal da Padroeira


Em meio aos festejos deste ano, que relembram o tema Vocação, lembramos de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista. São quase 300 anos de história, presente em mais de 80 países Santo Afonso sempre nutriu um amor muito grande por Jesus e por Nossa Senhora, abraçando fielmente a missão. 

Em 1894, os missionários redentoristas chegaram a Aparecida e aqui lançaram a semente ajudando a espalhar a devoção e o amor à Nossa Senhora. A historiadora e professora Teresa Pasin falou sobre a atuação dos missionários redentoristas no avanço da propagação da devoção à Nossa Senhora Aparecida.

"Em1894, os nossos primeiros missionários chegaram em Aparecida, cansados, receberam um jantar e foram descansar. Mas eu gosto muito de pensar e lembrar no outro dia, a Igreja lotada de romeiros e o bendito encontro dos missionários redentoristas e Nossa Senhora Aparecida. Ela os acolheu e estão aqui até os dias de hoje evangelizando." 

Ana Paula Cruz
Ana Paula Cruz
A historiadora e professora Teresa Pasin falou sobre a rica história de Nossa Senhora Aparecida


Além dos missionários, a professora também lembrou dos primeiros romeiros que chegaram a Aparecida, que peregrinando a pé mostraram sua grande devoção a Nossa Senhora. 

"Vamos pensar nos primeiros romeiros, os primeiros que chegaram a pé, então nós voltamos a nossa história, nós voltamos no ano de 1717. Em 1717, Nossa Senhora ficou com a família dos pescadores, é o primeiro período da história. Mas logo, quando ela volta para o Itaguaçu e fica na casa de Atanásio, aonde aconteceu o milagre das velas e o nosso primeiro oratório, as pessoas começam a caminhar, então nós estamos no mesmo período.  De 1733 a 2023, a primeira devoção foi vou à capela, vou a pé, vou caminhando e até hoje é assim. Com o tempo podemos elencar a peregrinação a cavalo, carro de boi, charrete, trem, caminhão e finalmente o ônibus e os carros, mas os primeiros romeiros vieram a pé."

Devoção de Norte a Sul do País

Contando com o apoio dos correspondentes de emissoras parceiras da Rede Aparecida de Rádio e Signis Brasil, o Jornal Regional trouxe ao longo da edição o olhar da devoção nas diferentes regiões do Brasil. Programações especiais celebram a Padroeira do Brasil nas cidades de Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Santarém (PA), Roraima, entre outras cidades pelo Brasil a fora. De Juazeiro do Norte, Thais Cândido, da Rádio FM Padre Cícero, trouxe algumas informações da celebração na cidade. 

"Celebrar Nossa Senhora Aparecida também é tradição na terra do servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Na cidade onde a Padroeira é Nossa Senhora das Dores, a Mãe Aparecida também se faz presente nos corações dos fiéis devotos. Em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, é no bairro João Cabral que a paróquia que leva o nome da Padroeira do Brasil está localizada. A importância de Nossa Senhora Aparecida dentro da nossa cultura brasileira, em especial na cultura nordestina, ao longo dos anos foi ganhando corpo, cada vez mais tem se enriquecido e fortalecendo ainda mais a devoção e o amor." 

Assista o Jornal da Padroeira na íntegra! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thalita Miranda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...