Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 11 MAR 2020 - 11H51

Bolsonaro convoca manifestação a favor de reformas

Marcelo Chello/Shutterstock
Marcelo Chello/Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊 Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

O presidente Jair Bolsonaro pediu, no último fim de semana, que a população participe das manifestações programadas para o próximo dia 15. Os protestos, organizados por grupos que defendem o presidente, abriram uma crise institucional no mês passado, depois que Bolsonaro encaminhou a amigos um vídeo que convocava a população a ir às ruas para o ato. Ele chegou a afirmar que "político que tem medo de rua não serve para ser político".

Como a pauta do movimento contém críticas ao Congresso, a ação do presidente gerou reação de chefes de Poderes. Para o cientista político Antonio Carlos Mazeo, a fala do presidente pode prejudicar ainda mais a relação entre Executivo, Legislativo e até o Judiciário.

Apesar dos ânimos exaltados, o presidente afirmou, durante sua visita aos EUA nesta última segunda-feira, que ouviu do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que a Casa vai aprovar as reformas administrativa e tributária.

As reformas ainda não foram enviadas pelo governo ao Congresso. A Câmara analisa, desde o ano passado, propostas de reforma tributária que não foram apresentadas pelo Executivo. O Governo vem afirmando que deve enviar a reforma administrativa nos próximos dias.


Nordeste é o estado que mais sofre com redução na concessão do Bolsa Família

rafapress / Shutterstock
rafapress / Shutterstock


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊 Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

O Ministério da Cidadania forneceu ao Congresso alguns dados que foram obtidos pelo Estadão e que apontam que as regiões Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões do Bolsa Família. A região Nordeste, que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza na fila de espera do programa, recebeu apenas 3% dos novos benefícios.

A reportagem revela, através de dados oficiais disponíveis na internet, que o número de novos benefícios concedidos em Santa Catarina, que tem população oito vezes menor que o Nordeste e é governada por Carlos Moisés (PSL, antigo partido do presidente Jair Bolsonaro), foi o dobro do repassado à região nordestina inteira, cujos governadores são da oposição.


Gastos da Câmara em missões oficiais aumentam e ultrapassam os R$ 11 milhões



Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

🔊 Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)

A Câmara dos Deputados gastou 11,9 milhões de reais em passagens aéreas, diárias e adicionais para missões oficiais de parlamentares e servidores no primeiro ano da atual legislatura, em 2019. Esse montante é 50,3% maior que as despesas do ano anterior, quando o valor registrado foi de cerca de 7,9 milhões. Os dados foram obtidos pelo site de notícias G1, por meio da Lei de Acesso à Informação. Em se comparando com o primeiro ano da legislatura passada, em 2015, o valor também é maior. Naquele período, foram gastos pouco mais de 10 milhões de reais.

Em 2019, 217 deputados e 62 servidores da Câmara viajaram para missões oficiais no Brasil e para 106 cidades de 61 países. Após o retorno, em até 15 dias, cada viajante precisou apresentar um relatório sobre as atividades da viagem. No entanto, 212 relatórios referentes a 2019 continuam “pendentes”, segundo o site da Casa.


🔊 Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...