Notícias

Retrospectiva 2023: Jornal da Padroeira relembra os principais fatos da Igreja

Relembre os acontecimentos que marcaram a Igreja Católica e o Santuário Nacional

Escrito por Rádio Aparecida

02 DEZ 2023 - 12H20

Divulgação

Neste sábado (2) foi ao ar a edição especial do Jornal da Padroeira, com a Retrospectiva 2023. Apresentados pelos jornalistas Rafaela Oliveira e José Eduardo, o Jornal relembrou os acontecimentos que marcaram a Igreja Católica e o Santuário Nacional de Aparecida neste ano.

2023 ficou marcado como um ano de muitas expectativas e realizações, que trouxe a vocação, a sinodalidade e a Igreja para todos como assuntos a serem refletidos e vividos por todos os cristãos. 

Dentre muitos acontecimentos, destacamos dez fatos da Igreja no Brasil e no mundo para relembramos juntos.

Despedida a Bento XVI

O mês de janeiro começou com a despedida do Papa Bento XVI. Católicos de todo o mundo se emocionaram com o adeus ao pontífice. Para Francisco, Bento XVI cultivou a consciência do pastor que não pode carregar sozinho aquilo que, na realidade, nunca poderia sustentar sozinho e, por isso, soube abandonar-se à oração e ao cuidado do povo a ele confiado.

:: Especial Amor e Verdade relembra legado de Bento XVI

Vatican Media
Vatican Media
Túmulo de Bento XVI na cripta no Vaticano


Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela igreja durante o período quaresmal, fez o convite para a reflexão de um tema forte: Fraternidade e Fome. O lema “Dai-lhes vós mesmo de comer”, extraído do livro de Matheus, capitulo 14 versículo 16, inspirou a ação.

Pedido do Papa a Dom Orlando Brandes

Em maio, o Papa Francisco decidiu que Dom Orlando Brandes vai permanecer mais três anos à frente da Arquidiocese de Aparecida. O pedido chegou em uma carta enviada pela Nunciatura Apostólica, órgão que representa o Vaticano no Brasil. Com alegria, Dom Orlando Brandes acatou o pedido.

“Eu recebo mais essa missão que o Papa Francisco me confiou com gratidão e também com tremor e com muita esperança”, disse.

Província Nossa Senhora Aparecida

2023 foi um ano marcante para a Congregação Redentorista. Em meio ao processo de reconfiguração, Província Nossa Senhora Aparecida passa a unir redentoristas de cinco diferentes estados.

Rede Aparecida de Rádio anuncia parceria com a SIGNIS Brasil

O dia 4 de setembro de 2023 marcou uma nova etapa do jornalismo da Rede Aparecida de Rádio em toda a sua trajetória. Na semana de aniversário da Rádio Aparecida, o conteúdo jornalístico passou a ser oferecido às emissoras de inspiração católica de todo o país em parceria com a Associação Católica de Comunicação, SIGNIS Brasil.

:: Primeiro jornal no ar 

20 anos Com a Mãe Aparecida

2023 também foi um ano marcante para o programa Com a Mãe Aparecida, que completou 20 anos de história. O programa teve início junto com as celebrações da Novena e Festa da Padroeira, no dia 3 de outubro de 2003, com o objetivo de manter o espírito de devoção e alegria após a celebração.

:: Veja como foi a comemoração e depoimentos dos locutores 

Ano Vocacional

A Igreja no Brasil celebrou o terceiro Ano Vocacional, comemorado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa celebrou ainda os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema abordado em 2023 foi “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho.”

:: Confira entrevista sobre o que representou o Ano Vocacional - a partir de 11 minutos 

Festa da Padroeira

A Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada com muita alegria e amor pelos devotos da mãe. Durante os nove dias da novena, 222 mil devotos passaram pelo Santuário Nacional. Já no dia da festa, dia doze de outubro, 112 mil peregrinos vieram prestar homenagens a rainha e padroeira do Brasil. Ao todo 334 mil fiéis estiveram em Aparecida nos dias 3 a 12 de outubro para agradecer, pedir e prestar sua homenagem à Mãe de Deus.

:: Confira a série especial Consagro-me

Thiago Leon
Thiago Leon


Sínodo dos Bispos

Em outubro a primeira sessão do Sínodo dos Bispos trouxe reflexões sobre a Sinodalidade. Ao todo, quase 500 participantes do processo participaram de discussões importantes para a igreja. Na abertura dos trabalhos, o Papa Francisco destacou que o protagonista é o Espírito Santo.

João Éder/TV Aparecida
João Éder/TV Aparecida


5° Congresso Missionário Nacional

Realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias, com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo" e lema: “Corações ardentes, pés a caminho", a Igreja do Brasil esteve reunida de 10 a 15 de novembro deste ano em Manaus, capital do Amazonas, para o 5° Congresso Missionário Nacional.

Estiveram reunidas mais de 800 pessoas, entre bispos, padres, religiosas e religiosos, leigos e leigas de todo Brasil e de outros países para, juntos, como uma Igreja Sinodal, renovarem o compromisso e o ardor missionário.

Assista na íntegra o Jornal da Padroeira e os demais destaques da edição especial:

Gostou desse especial? Compartilhe com os amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...