Por Redação A12 Em Igreja

Comunidade franciscana em Florianópolis (SC) celebra memória de Frei Junípero

Para recordar a vida e o ministério do Frei Junípero Beier, OFM, a Fraternidade Santo Antônio de Florianópolis (SC) celebra no próximo dia 8 de dezembro, uma missa na data em que o religioso completaria 100 anos, se estivesse vivo. A celebração será realizada na Paróquia Santo Antônio, às 19h.

Foto de: reprodução. 

Frei Junípero Beier, OFM

Frei Junípero completaria 100 anos
no próximo dia 8 de dezembro.

Frei Junípero Beier morreu em 2006, aos 91 anos, e deixou um grande legado tanto por seu fecundo ministério junto aos mais necessitados, como por seu testemunho de fé.

O religioso cultivou e viveu intensamente o carisma franciscano. Ao lado de Frei Mateus Hoepers e Frei Egberto Prangenberg, foi um entusiasta e apóstolo da Ordem Franciscana Secular. Foi pregador de retiros, conferencista, professor, educador, confessor, capelão, orientador de vida espiritual.

Frei André Luis, que reside na mesma comunidade onde o religioso viveu por 32 anos, disse em nota que de Frei Junípero “poderia se dizer muita coisa, no entanto, foi pela sua bondade, simpatia e alegria franciscanas que ele marcou a vida de todos que o conheceram”.

"Ele tinha várias qualidades. Inicialmente sempre teve muitas dificuldades por um problema de saúde, tinha uma diferença de 10 centímetros em uma perna, mas o que todos recordam e afirmam é que esse homem era muito ativo. Depois foi um grande apaixonado pela oração, pelo retiro e uma vida franciscana regrada. Por outro lado, foi um homem muito otimista, uma pessoa que diante das dificuldades sabia olhar para o lado bom", destacou Frei André ao A12.

Para o frei, a celebração é uma oportunidade para que os fiéis possam recordar o testemunho deixado pelo religioso. "Muitas pessoas têm saudade de Frei Junípero, e essa celebração quer ser uma ocasião para fazer recordação da caminhada dele", acrescentou. 

Natural de Hamburgo, na Alemanha, o frei chegou ao Brasil no dia 25 de abril de 1936. Exerceu seu ministério em diversos estados brasileiros, mas foi em Santa Catarina que o religioso viveu por mais tempo. Atento à realidade que o rodeava fundou uma casa de recolhimento para idosos, o Lar São Francisco, a Sociedade de Amparo aos Tuberculosos e ainda a Casa de Retiros Santa Rosa, todas em funcionamento. Frei Junípero faleceu no dia 16 de junho de 2006.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...