No próximo domingo (19), celebraremos a Solenidade de Pentecostes, que simboliza a vinda do Espírito Santo para concretizar a promessa de Cristo. Nos fazendo recordar o momento em que línguas de fogo desceram sobre os apóstolos.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade Santa, Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Próximos de celebrar a Festa de Pentecostes, vamos compreender os símbolos que o Espírito Santo nos apresenta, conforme o Catecismo da Igreja Católica.
1. Água: significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois após a invocação do Espírito Santo, ela se torna um sinal sacramental do novo nascimento. O Espírito é a água viva que brota de Cristo crucificado.
2. Unção: A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. Na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da Confirmação.
3. Fogo: a simbologia do fogo é vista como a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. “A tradição espiritual reterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo (32). «Não apagueis o Espírito!» (1 Ts 5, 19)”.
4. Nuvem e luz: os dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. A nuvem, umas vezes escura, outras, luminosa, revela o Deus vivo e salvador, velando a transcendência da sua glória.
5. Selo: símbolo próximo à unção, que nos mostra o efeito indelével da unção do Espírito Santo nos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Ordem.
6. A mão: Jesus cura os doentes pelas mãos, esse é um significado da efusão omnipotente do Espírito Santo.
7. O dedo: É pelo dedo que Deus expulsa os demônios. O hino «Veni Creator Spiritus» invoca o Espírito Santo como «digitus paternae dexterae» - «Dedo da mão direita do Pai».
8. A pomba: O símbolo da pomba para significar o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã. “No final do dilúvio (cujo simbolismo tem a ver com o Batismo), a pomba solta por Noé regressa com um ramo verde de oliveira no bico, sinal de que a terra é outra vez habitável”.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.