Igreja

Entenda os 8 símbolos do Espírito Santo

Escrito por Laís Silva

17 MAI 2024 - 16H25 (Atualizada em 17 MAI 2024 - 16H48)

Meunierd / Shutterstock

No próximo domingo (19), celebraremos a Solenidade de Pentecostes, que simboliza a vinda do Espírito Santo para concretizar a promessa de Cristo. Nos fazendo recordar o momento em que línguas de fogo desceram sobre os apóstolos.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade Santa, Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Próximos de celebrar a Festa de Pentecostes, vamos compreender os símbolos que o Espírito Santo nos apresenta, conforme o Catecismo da Igreja Católica.

1. Água: significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois após a invocação do Espírito Santo, ela se torna um sinal sacramental do novo nascimento. O Espírito é a água viva que brota de Cristo crucificado.

2. Unção: A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. Na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da Confirmação.

3. Fogo: a simbologia do fogo é vista como a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. “A tradição espiritual reterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo (32). «Não apagueis o Espírito!» (1 Ts 5, 19)”.

4. Nuvem e luz: os dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. A nuvem, umas vezes escura, outras, luminosa, revela o Deus vivo e salvador, velando a transcendência da sua glória.

5. Selo: símbolo próximo à unção, que nos mostra o efeito indelével da unção do Espírito Santo nos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Ordem.

6. A mão: Jesus cura os doentes pelas mãos, esse é um significado da efusão omnipotente do Espírito Santo.

7. O dedo: É pelo dedo que Deus expulsa os demônios. O hino «Veni Creator Spiritus» invoca o Espírito Santo como «digitus paternae dexterae» - «Dedo da mão direita do Pai».

8. A pomba: O símbolo da pomba para significar o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã. “No final do dilúvio (cujo simbolismo tem a ver com o Batismo), a pomba solta por Noé regressa com um ramo verde de oliveira no bico, sinal de que a terra é outra vez habitável”.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...