Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 22 FEV 2019 - 08H51

Evangelho em Libras | 7º Domingo do Tempo Comum – Ano C


Reflexão: Padre Luiz Camilo Jr - C.Ss.R 
Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha

(Lc 6,27-38)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “A vós que me escutais, eu digo: 
Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam.
Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra.
Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva.
O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.
Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 
E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim.
E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.
Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai se esperar coisa alguma em troca.
Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado.
Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós Senhor.


Reflexão
Em nosso mundo, está muito presente ainda a prática do “olho por olho, dente por dente”, gerando atitudes de ódio e vingança. Por isso, no Evangelho deste domingo Jesus vai falar da grandeza do perdão; o perdão que faz o amor vencer, o perdão que nos ensina a amar novamente. Assim, o tema central do Evangelho é o amor, mas não qualquer amor. Não é o amor interesseiro, o amor comum, pois até mesmo as pessoas mais perversas têm capacidade de amar os que as amam. Jesus fala do amor gratuito, do amor sem esperar nada em troca, do amor que é dom, do amor aos inimigos. Aqui está a grande diferença da proposta de Jesus em relação ao amor que o mundo vive. Para amar os inimigos e fazer o bem a quem nos fez algum mal, precisamos estar revestidos do amor do Cristo, que nos ensina que não devemos oferecer às pessoas o que elas nos oferecem, mas sim ser para os outros o dom do amor que Ele é em nós.
Somente assim seremos diferentes e faremos diferença neste mundo. Nisso consiste a gratuidade do amor: retribuir com o bem o mal recebido. Assim, superamos o ciclo da violência e fazemos o amor triunfar. Fazer aos outros o bem que gostaríamos que nos fizessem: eis a grande lição de agir na lógica do amor que brota do Evangelho. Por isso, usemos a força transformadora do perdão e façamos o amor triunfar. 

.:: Evangelho Deus Conosco dia a dia – Editora Santuário

.:: Liturgia 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...