Santo Padre

Papa Francisco, um "São Jorge moderno"

Escrito por Redação A12

23 ABR 2015 - 10H23 (Atualizada em 23 ABR 2024 - 11H36)

Vatican Media

Nesta terça-feira (23), a Igreja celebra São Jorge, que é o Santo da guarda do Papa Francisco. Um momento especial para evocar este onomástico do Santo Padre Jorge Mario Bergoglio. Um santo onomástico é aquele que tem o nosso nome de batismo, e você conferir aqui no A12 como você pode acolher este intercessor em sua vida.

O jornalista Alessandro Gisotti, da Rádio Vaticano, falou com um dos mais diretos colaboradores do Papa, ao nível das celebrações pontifícias, o argentino Padre Guillermo Karcher, que está ligado ao Santo Padre há mais de 20 anos. Este sacerdote considera que o Papa Francisco é uma espécie de “São Jorge moderno”, um grande lutador contra as forças do mal, cheio de espírito cristão.

“Pensar hoje, nesta festa onomástica, ao Santo do Papa, sendo este o seu nome de batismo, Jorge — é belo, porque quando penso nele e vejo-o agir, posso dizer que é um 'São Jorge moderno', no sentido que é um grande lutador contra as forças do mal e fá-lo com um espírito verdadeiramente cristão: é Cristo que vejo nele que semeia o bem, para combater o mal. E nisto é um exemplo, porque o fazia já em Buenos Aires e continua a fazê-lo agora, com aquela simplicidade que o caracteriza, mas que é assim tão forte, assim importante neste momento do mundo em que é preciso a presença do bem”.

Reprodução: Vatican News
Reprodução: Vatican News


E continua:

“Comovo-me em cada quarta-feira, quando chegam os argentinos e vou organizá-los neste setor especialíssimo. São tantos os que o chamam 'Padre, Padre Jorge!' e, verdadeiramente, nota-se a familiaridade, esta amizade que ele semeou em tantos anos em Buenos Aires, quando caminhava pelas estradas da cidade e ia visitar os lugares mais pobres da periferia, continuam a senti-lo próximo e ele alegra-se e faz-lhes sempre um sorriso, um abraço, com um olhar paterno – esta saudação que sai do coração das pessoas”.

Vatican Media
Vatican Media


Padre Markellos, pároco da Igreja Ortodoxa de São Jorge, localizada na Terra Santa, falou
 
para o site Vatican News a respeito da devoção popular ao intercessor e da alegria do Santo Padre ter o mesmo nome do santo. 

“Considerando a popularidade que São Jorge desfruta em todo o mundo (ele é o santo padroeiro de dezenas de países, incluindo, como é bem notório, a Inglaterra), esse local também mereceria, por sua beleza artística, ser incluído nos itinerários dos muitos peregrinos que vêm à Terra Santa. Saber que o Santo Padre leva originalmente seu nome deixa nossa comunidade orgulhosa. É por isso que estou muito feliz, junto com meus confrades latinos da Custódia, do Patriarcado e da Nunciatura, que hoje vieram de Jerusalém para rezar conosco, pela possibilidade de dizer da casa de São Jorge: 'Felicidades, Papa Francisco!'”.

.:: Filme brasileiro sobre São Jorge está em cartaz nos cinemas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...