Notícias

5 passos para colocar as finanças em ordem

Dicas para administrar melhor sua renda

Escrito por Família dos Devotos

02 JAN 2018 - 08H00 (Atualizada em 25 OUT 2022 - 16H02)

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A organização da vida financeira é uma tarefa extremamente importante e que merece uma atenção especial. Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes negligenciamos essa tarefa, e somos surpreendidos com a quantia de dinheiro gasta no final do mês.

Para melhor administrar a renda, o primeiro passo é a organização. Para te ajudar nisso, trazemos 5 passos para colocar as finanças em ordem:

1. Controle seus gastos

O controle financeiro ajuda você a se programar para os gastos. Existem ferramentas,como aplicativos para celular e planilhas que podem te auxiliar nessa tarefa, mas se você é mais tradicional, pode usar um simples caderno. Basta listar tudo que você ganha e todas suas despesas fixas. Assim você consegue prever exatamente a quantia do seu orçamento que já está comprometida e não corre o risco de gastar mais do que ganha.

2. Fique de olho nos gastos esporádicos

Muitas vezes não nos damos conta do impacto que pequenos gastos têm em nossa renda. Anote tudo que você gasta. Assim você sabe quais gastos foram triviais e onde pode economizar no próximo mês.

3. Priorize suas dívidas

Se você tem dívidas, não gaste além do necessário, nem invista o seu dinheiro em outro projeto. Programe-se para quitar e ficar livre desse débito. Assim você evita ficar sem dinheiro no final do mês.

4. Tenha objetivos em mente

Quando temos objetivos claros do que queremos fazer com o dinheiro, é mais fácil economizar. Seja uma viagem, uma reforma, um automóvel novo... Definindo seu objetivo, você ganha uma motivação para economizar. Planeje o que deseja fazer a longo prazo e separe uma quantia mensal para alcançar essa meta.

5. Defina suas prioridades

O que é mais importante para você alcançar nesse momento? Sua casa própria? Um carro novo? É essencial listar o que é prioridade em sua vida. Assim você coloca todos os seus esforços e seu dinheiro para realizar esse objetivo.

Para ajudar você a organizar suas finanças, preparamos uma planilha de controle de gastos. Faça o download clicando nos botões abaixo.

Versão para impressãoVersão planilha editável

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...