Por Família dos Devotos Em Notícias Atualizada em 13 FEV 2020 - 09H59

Contos natalinos: a origem da música “Noite Feliz”

Natal é tempo de alegria, de renovação dos sentimentos de paz e esperança – com a vinda do Menino Jesus. Em nosso meio, todo o clima se adapta. Luzes são colocadas por toda a parte, a decoração ganha um toque especial, e na música, um ritmo diferente também nos envolve.

Você já deve ter ouvido a famosa canção “Noite Feliz!”. É uma das músicas mais tocadas em eventos natalinos. Sabe qual é a sua origem? Vamos te mostrar agora.

Shutterstock
Shutterstock


Bum! Bum! Bum! – Esse era o barulho que ecoava da porta da casa do músico Franz Xaver Gruber. Em pleno sábado a noite, um dia antes da
Missa do Galo, o artista recebeu a visita do Padre Joseph Mohr.

- Ufa! Ainda bem que você me atendeu, Franz. Estou com um grande problema e preciso de sua ajuda.

O órgão, instrumento que seria usado durante a celebração da Paróquia de São Nicolau quebrou. Os ratos passaram pelo local dias antes, e roeram todos os foles. Sem eles, a apresentação do coral ficou comprometida.

A única saída pensada pelo sacerdote era criar uma nova canção. Ele revirou os seus papéis, encontrou uma letra e apresentou a Franz. Era simples, e fácil de decorar. Na hora, o músico pegou seu violão e tocou a canção que encaixava perfeitamente com a letra, composta um ano antes. Ao final, baixou o instrumento e disse:

- “Stille Nacht” – falou Franz para Padre Mohr, que em português significa “Noite Feliz”.

Com a música em mãos, Pe. Joseph retornou para a capela e finalizou os preparativos para a celebração. As crianças do coral chegaram, ensaiaram a linda canção e apresentaram para toda a comunidade.

No meio dos fiéis, um técnico ficou maravilhado com a melodia. Ele era luthier (artesão que fabrica instrumentos musicais) e especialista em órgão. No final da apresentação, soube dos problemas com o instrumento e se dispôs a arrumá-lo.

No serviço, teve acesso às partituras da música.

- Padre, será que eu poderia levar essa canção para a minha paróquia?

O Padre aceitou, e o que parecia um “fiasco” em uma Missa de Natal, se tornou um belo presente natalino para a humanidade.

Curiosidades:

A música “Noite Feliz” já foi traduzida para mais de 300 idiomas. Ela recebeu da UNESCO, em 2011, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em 2018, a canção completou 200 anos desde sua primeira apresentação, na Áustria.

Que o verdadeiro Espírito de Natal esteja em nossos corações e seja enraizado em nossos corações. Assim como nos diz a canção: Que anunciemos a chegada de Jesus com felicidade!

Ouça agora, Noite Feliz:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...