Por Família dos Devotos Em Notícias

Criatividade: um dom ou uma conquista

 

Você prefere os caminhos seguros, bem delimitados, ou adora encontrar caminhos novos, mais arriscados, formas novas de viver a sua vida?

Para alguns é fácil ser criativo, para outros é extremamente difícil. O ser humano é essencialmente criativo, embora nem todos tenham acesso à criatividade. O que nos torna criativos?

 

A criatividade está dentro de nós, basta encontrarmos maneiras de desabrochá-la.

O ato de criar está estritamente vinculado à capacidade de brincar. Trata-se de uma possibilidade que é explorada pela nossa mente desde os primeiros dias de vida. O bebê, de início, não consegue distinguir entre o mundo externo (a mãe) e ele próprio. Podemos dizer que, para o bebê, tudo é percebido como sendo ele mesmo.

Quando a criança manifesta uma necessidade e é atendido pela mãe de forma adequada e na hora certa, é como se ele próprio estivesse criando algo. De fato, para o bebê não é a mãe que oferece o cuidado solicitado (mamar, segurar no colo, limpar, etc.), mas é ele mesmo que cria o seio, a sensação de ser contido, pois para ele a mãe não é separada dele.

Mais tarde, quando os objetos externos podem ser percebidos como tais, eles ainda são percebidos de uma forma carregada de sensações internas.

Quando a criança brinca, ela usa os objetos retirados do mundo externo (os brinquedos), mas, para ela, mais uma vez, não são simples objetos. A boneca é algo vivo, revestido pela fantasia da criança. Quando cresce e se torna adulta, a criança deixa aparentemente de brincar, mas na realidade continua brincando com outros brinquedos. O trabalho, a decoração da casa, a compra de um carro ou uma viagem de férias tornam-se excelentes brinquedos.

Porém, o aflorar da criatividade só ocorrerá naturalmente se, na infância, a experiência com a mãe foi sentida como algo positivo, que permitiu à criança se sentir segura ao criar seus próprios objetos. A criatividade está dentro de nós, basta encontrarmos maneiras de desabrochá-la.

Roberto Girola, psicanalista e terapeuta familiar

Receba orações e informações em sua casa através da Revista de Aparecida. Fonte de conhecimento para sua Família!
Faça já o seu cadastro. Acesse aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...