Por Família dos Devotos Em Notícias

Mãos que se unem e re-criam beleza e significados

foto_5_mosaico_thiago

Não é difícil constatar que em toda a criação divina existe beleza. E, segundo o poeta, a beleza salvará o mundo. É dom e herança que nos vêm do Senhor a capacidade de encantar-se e de contemplar toda a criação. Por isso, facilmente ficamos admirados com as grandes montanhas, os rios e os mares, os animais terrestres e as aves, o céu e toda a terra.

Também todos nós somos dotados de inteligência e capacidade de criar obras de grande beleza. Ao contemplar o Santuário da Mãe Aparecida, nos deparamos com as maravilhas que saem de nossas mãos quando se unem. O Santuário é obra divina que conta com as mãos humanas.

A Basílica é morada de irmãos, casa de encontro e repleta de beleza. Um verdadeiro tesouro construído e mantido pela família Campanha dos Devotos. É você, amado devoto da Mãe Aparecida, que dá brilho e valor a esta grandiosa obra construída por mãos humanas e querida por Deus.

foto_2_luciana_mendesPensando em tudo isso, estamos trabalhando para deixar a Casa da Mãe cada dia mais bonita, agradável e acolhedora. Exemplo disso são os esforços empregados e os resultados do acabamento da Cúpula Central. Nela misturam-se a sabedoria e a criatividade humanas para representar as obras das mãos de Deus. Nela contemplamos a fauna brasileira unida à fé do povo brasileiro. A árvore da vida e o Espírito simbolizado em forma de pomba nos recordam tudo isso.

Contemplamos, na Cúpula Central, o Paraíso que Deus criou para a humanidade habitar. Que foi perdido em Adão e, em Cristo, Novo Adão, resgatado para todo o ser humano. Encontramos neste Paraíso-Jardim o simbolismo da tranquilidade e da paz. Desse modo, o Santuário torna-se a antessala do Paraíso que todos nós merecemos e alcançaremos pela Graça divina.

Neste primeiro semestre, concluiremos a aplicação do revestimento em mosaicos que embelezam a grande Cúpula. Ou seja, concluiremos uma parte da obra iniciada há dois anos. Entretanto, ainda há muito a se fazer. Até 2017 nos aguarda o baldaquino que une o presbitério central à sua Cúpula. Neles também serão representadas a fauna, a flora e as etapas da vida humana, criação divina. Com isso os quatro lados que sustentam a Cúpula e unem-na à terra deixar-se-ão perceber pelo mistério da vida em suas diversas expressões. Esta vida está inteiramente unida ao Cristo. Ora, “todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (João 1,3-4); assim sendo, todo o cosmos (o mundo inteiro), a humanidade e a natureza são redimidos em Jesus.

Todo o Brasil e suas regiões, além de se encontrarem aqui, se reconhecerão através das representações que compõem os baldaquinos. Encontraremos animais e vegetação próprios do Brasil. O Cerrado, o Sertão, a Mata Atlântica, a Amazônia, os Pampas do Sul... Enfim, todos os devotos que se encontrarem na Casa da Mãe Aparecida sentir-se-ão no aconchego de seus lares, pois se encontrarão com as características de sua região, sem nela estarem presencialmente.

Querido devoto, que beleza tem ficado a Casa da Mãe Aparecida. Impossível não se encantar com ela e com os seus significados. Entretanto, nada disso encontra sentido sem a ação comprometida e fiel de nossa família Campanha dos Devotos. Você já parou para pensar que, através de seu compromisso, você continua a bela obra criadora iniciada por Deus? Ele confia em nós e nos encoraja, concedendo-nos tão preciosa Mãe: a Senhora Aparecida. Em seu Santuário, somamos forças para que, de mãos unidas e cheios de esperança, possamos caminhar rumo aos 300 anos de bênçãos!

Pe. Daniel Antonio da Silva, ecônomo do Santuário Nacional. 

VENHA PARA A CAMPANHA DOS DEVOTOS!

Fotos: Thiago Leon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...