A devoção à Nossa Senhora das Mercês surgiu em 1218, quando o militar Pedro Nolasco – hoje santo, São Raimundo de Penhafort e Dom Jaime I de Aragão, rei da Espanha, tiveram o mesmo sonho com a Virgem Maria.
Na época, os mouros muçulmanos tinham invadido a Península Ibérica e haviam aprisionado e escravizado muitos espanhóis. No sonho, Ela pedia para que eles fundassem uma Ordem Religiosa que tivesse como objetivo libertar os cristãos escravizados pelos muçulmanos.
A recém criada Ordem passou a se chamar Ordem dos Mercedários, em homenagem à Nossa Senhora das Mercês. Muitos membros da ordem chegaram a doar suas vidas pela libertação de cristãos que tinham sido escravizados.
Os religiosos passaram a prestar os votos de pobreza, castidade, obediência e, se necessário, tornavam-se escravos para salvar os cativos.
Cheios de admiração e reconhecimento pelos serviços prestados pela Ordem, o Papa a aprovou e instituiu a festa de Nossa Senhora das Mercês, celebrada em 24 de setembro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.