Por Família dos Devotos Em Notícias Atualizada em 16 JUN 2020 - 16H42

Por que preto é a cor do luto?



Sabemos que preto é a cor do luto e isso é claramente difundido na ficção, através da televisão e do cinema. No passado já foi costume mulheres viúvas usarem apenas preto pelo resto de suas vidas, como fez Rainha Vitória do Reino Unido. Leia MaisComo contar para as crianças sobre o falecimento de alguém próximo?Em 1861 com a morte de seu marido Príncipe Albert, ela deu início a um luto que duraria pelo resto de sua vida, usando roupas pretas até sua morte. Foram 40 anos usando apenas trajes pretos. Mas você já se perguntou de onde surgiu esta tradição?

Tudo começou na Idade Média, quando a morte era vista como um castigo, algo obscuro e a ser temido. As doenças que matavam milhares de pessoas no período e as torturas impostas, aumentavam a percepção da morte como um processo doloroso. A Idade Média ficou conhecida como “mil anos de escuridão”, logo a cor preta vem para simbolizar este período. Há relatos ainda de que os romanos utilizavam togas pretas quando perdiam alguém querido, fato que já havia sido observado no Antigo Egito.

Mas, nem todos os países e culturas tem o preto como a cor do luto. Na Índia, China e Japão por exemplo, a cor branca é usada no luto. No Egito as pessoas demonstram luto e sofrimento utilizando amarelo. Porém cada vez mais essas tradições estão se perdendo, já que muitas culturas estão desassociando a cor preta de sofrimento, e principalmente aceitando a morte como algo natural.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...