Por Campanha dos Devotos Em Notícias

Quaresma: Caminho para a Páscoa

quaresma_8

A nossa vida é uma constante caminhada, uma peregrinação para a pátria definitiva, pois aqui na terra não possuímos residência permanente.

Durante o ano litúrgico, a Igreja celebra todo o mistério de Cristo, desde a encarnação e o Natal, até a Páscoa, a Ascensão e Pentecostes, na feliz esperança da vinda definitiva e gloriosa do Senhor Jesus.

Ao celebrar também a Mãe de Deus e os santos ao longo do ano litúrgico, a Igreja manifesta que está unida à liturgia celeste, louva a Cristo por ter realizado a sua salvação nos seus membros glorificados e os seus exemplos estimulam todos nós na caminhada para a pátria definitiva. Dentre as celebrações do ano litúrgico, merecem destaque o Natal e a Páscoa. A importância de uma festa se mede pela sua preparação. Por isso, estas solenidades são precedidas de um tempo especial de preparação: o Advento e a Quaresma.

Os quarenta dias da Quaresma são um tempo litúrgico privilegiado que a Igreja nos oferece para renovar e aprofundar nossa aliança com Deus e o nosso amor ao próximo pela vivência dos nossos compromissos assumidos no Batismo e que serão renovados na noite da Vigília Pascal.

O que fazer então para se preparar para renovar na noite de Páscoa nossa adesão a Cristo e nossa profissão de fé? A Igreja, a exemplo de Jesus, nos apresenta três propostas: jejuar, rezar e dar esmola. Rezar é abrir-se a Deus; dar esmola é abrir-se ao outro e jejuar é esvaziar-se de si mesmo, é deixar tudo aquilo que nos escraviza para viver a verdadeira liberdade de filhos de Deus.

Nesta caminhada de conversão tem grande importância a Campanha da Fraternidade, que neste ano nos oferece o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, com o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45).

Contemplemos e escutemos o Cristo que jejuou quarenta dias no deserto, antes de iniciar sua vida pública, rezou frequentemente ao Pai e deu a sua vida por nós na cruz, para que nós que fomos sepultados com Cristo, no Batismo, com Ele ressuscitemos para viver uma vida nova.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.