Notícias

Santuário Nacional: O grande oratório do Brasil

Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R. (Foto Deniele Simões JS)

Escrito por Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R.

03 NOV 2015 - 07H59 (Atualizada em 10 SET 2021 - 09H07)

shutterstock / By Drone Photos Videos

No ano de 1717, fomos surpreendidos pela bondade divina com um grande presente: três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, pescam o corpo e a cabeça, em momentos distintos, de uma pequena imagem da Virgem. Felipe Pedroso a leva para a sua residência, constrói-lhe carinhosamente um oratório e as pessoas começam a rezar, e a imagenzinha vai se tornando cada vez mais conhecida e venerada por suas graças e milagres.

Do pequeno oratório de Pedroso, muita história se passou e, no dia 11 de novembro de 1955, para acolher os filhos e filhos que vêm visitar a Mãe e rezar com Ela, iniciou-se a construção do Santuário Nacional, o grande oratório do Brasil, casa de peregrinação e de oração, lugar de acolhida e de evangelização.

CDM/Santuário Nacional
CDM/Santuário Nacional
Foto de 1955 retrata alguns dos trabalhadores que contribuíram nas obras da nova basílica


Da pedra fundamental até hoje, o Santuário está sempre se aperfeiçoando. À medida que a casa da Mãe Aparecida vai tendo os seus espaços melhorados para a acolhida, ornamentada para facilitar a oração e a contemplação, outra construção vai acontecendo: a das pessoas. No lema “Acolher bem também é evangelizar” está implícito que, em nossa acolhida, visamos ajudar as pessoas no processo de construção do seu itinerário da fé pelo anúncio explícito do Evangelho, da sua interioridade, quando confrontam a si mesmos com o Evangelho e vão ao encontro do Sacramento da Reconciliação e de outros Sacramentos.

Assim, construir, na filosofia do Santuário Nacional, não é simplesmente evento arquitetônico ou de engenharia! É captar as necessidades dos fiéis peregrinos, transformar em espaços aconchegantes e sagrados para que ele tenha a possibilidade de rezar, refletir, meditar, ir à sua interioridade e construir a partir de dentro o seu próprio edifício interior e de fé.

A grande beleza de tudo isso é que as pessoas compreendem e nos ajudam, contribuindo para esta construção. Milhões de pessoas que já partiram para o Pai fizeram-no. A eles, nossa memória agradecida! Outros milhões, por meio da Família dos Devotos, estão fazendo.

Portanto, veja quanto é importante a sua ajuda! Estamos construindo, juntamente com a Casa da Mãe, processos de evangelização, e evangelizar também é construir pessoas para a vida e para o bem! Eis nossa missão!

Escrito por:
Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R. (Foto Deniele Simões JS)
Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R.

Missionário redentorista, formado em Filosofia e Teologia, com doutorado em Teologia Moral. Lecionou no ITESP e na Academia Alfonsiana de Roma. Atualmente é Conselheiro do Governo Geral da Congregação Redentorista.

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...