Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: Artrose

Queridos internautas

Foto de: reprodução

artrose

Artrose: Desgaste das articulações na cartilagem e no osso.

Deus o abençoe com muita paz e saúde física e espiritual. Hoje vamos falar sobre um tema que incomoda muita gente: artrose.

Trata-se de uma doença degenerativa das articulações.

Para entender bem o que é uma artrose é necessário saber diferenciar três coisas: artrite, artrose e reumatismo. Vamos lá:

REUMATISMO (grupo de doenças que afeta as articulações, os músculos e o esqueleto, caracterizado por dores e restrições dos movimentos); ARTRITE é a inflamação das articulações; e ARTROSE é um desgaste, uma degeneração nas articulações – na cartilagem e no osso -  geralmente causada tanto pelo envelhecimento como por algum tipo de traumatismo.

Tudo isso causa dores nas juntas e, consequentemente, dificuldades na realização de alguns movimentos. As pessoas reclamam mais de pelo menos quatro tipos de artrose: na coluna (dores nas costas); no joelho (dificuldades de levantar ou agachar); no quadril (dificuldades na locomoção); no ombro (dificuldades no levantamento do braço ou de peso).

Os principais SINTOMAS da artrose são: dor na articulação afetada, dificuldades na realização de movimentos como caminhar, levantar, agachar, etc.

As causas são muito variadas: pode ser tanto pelo excesso de exercícios como a falta deles; excesso de peso que sobrecarrega tanto as articulações como a própria coluna; trabalhos repetitivos (mesma posição); alterações hormonais (em mulheres após a menopausa); traumatismos, entre outras.

Geralmente acomete pessoas acima dos 50/60 de idade, mas já se constatou em pessoas abaixo dessa faixa etária inclusive em jovens.

O médico geralmente pede um raio-x ou uma ressonância magnética da parte afetada para ver o tipo de tratamento mais adequado que podem ser feitos tanto através de remédios (anti-inflamatórios, analgésicos) como também pela fisioterapia, exercícios e até mesmo a hidroterapia.

Perder peso é fundamental para quem é obeso. Por ser uma doença degenerativa e crônica se não buscar ajuda e tratamento logo no início, aquela parte afetada pode piorar com o tempo com outras lesões. A fisioterapia é fundamental para diminuir a inflamação e controlar a dor.

Para se prevenir da artrose, eis algumas dicas importantes: controlar o excesso de peso, evitar exercícios repetitivos, ter uma dieta balanceada e muito  repouso.

Busque sempre um médico especializado (ortopedista) que vai acompanhar seu problema, nunca tome remédio por conta própria e siga as orientações do seu fisioterapeuta caso venha a precisar de seus serviços.

Deus o abençoe e cuide do seu corpo que ele é Templo do Espírito Santo de Deus.

Com carinho e bênçãos

Colunista - Frei Rinaldo

 

 

 

 

 

Escrito por
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...