Por Leandro Villela de Azevedo Em Artigos

7 de setembro

O dia 7 de Setembro marca a independência do Brasil. Nessa data, 194 anos atrás, o Brasil oficialmente fica independente de Portugal, mas será que a história é bem assim? Uma reflexão mais cuidadosa em nossa história pode nos trazer uma nova perspectiva do significado de 7 de setembro.

Primeiro vamos comparar a independência do Brasil com a de nossos colegas da América. No caso dos Estados Unidos, as colônias antes eram governadas pela monarquia parlamentar inglesa, depois passou a ser governada por uma república democrática americana. Antes a capital (centro do governo) era Londres, depois passou a ser Philadelphia (até ser construída a cidade de Washington) o novo país adotou uma nova moeda, novo sistema bancário etc.

No caso da América Latina a capital era Madrid, o governo era feito pelos monarcas espanhóis, uma monarquia absolutista. Após a independência surgem governos republicanos, novas capitais na américa, inclusive novas divisões, o que antes era Nova Granada, por exemplo, deu origem a Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Panamá, entre outros. Criaram novas moedas, novas bandeiras, novos sistemas bancários, novos países surgiam

E no caso do Brasil? Quem governava o Brasil antes da independência? A Família Bragança. Quem passou a governar o Brasil após a independência? A mesma família Bragança (antes D. João VI, depois D. Pedro I). Que tipo de governo o Brasil tinha antes da independência? Monarquia absolutista, e que tipo passou a ter depois? Apesar de ter uma constituição, na prática o poder moderador fazia com que o Brasil fosse ainda uma monarquia absolutista, a constituição foi imposta por D. Pedro I. Qual era a capital do Brasil antes da independência? Pasmem, a capital já era o Rio de Janeiro. Isso mesmo, desde a vinda da família real ao Brasil em 1808 o Rio de Janeiro já era capital não só do Brasil, mas também de Portugal (havia um reino chamado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves que tinha a sua capital no Rio). A bandeira nova incluía o símbolo da monarquia antiga. O sistema bancário brasileiro tinha sido criado por D. João VI quando veio ao Brasil.

Qual a porcentagem da população que se envolveu nas guerras de independência nos outros casos? E qual a porcentagem no caso do Brasil? Basicamente não houve guerra pela nossa independência (poucas batalhas como Jenipapo). E para quem ainda não se convenceu, pergunta-se o que George Washington ou Bolívar jamais fariam após a independência? Abandonar o país em questão para governar aquele do qual tinham ficado independentes. O que D. Pedro I faz poucos anos após tornar o Brasil independente? Abandona seu filho de 5 anos aqui e assume o trono em Portugal como rei D. Pedro IV e fica lá até sua morte.

O que comemorar em 7 de setembro então? Não uma independência do passado, mas a nossa luta a cada novo dia por um Brasil cada vez mais independente e melhor.

Leandro Villela de Azevedo é professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo (USP)

 

Escrito por
Foto Artigo Leandro Villela.jpg
Leandro Villela de Azevedo

Professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo (USP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...