Por Jovens de Maria Em Notícias

Jornada Espacial reúne mais de 100 estudantes esta semana

172593_papel_de_parede_entre_os_astros_1600x1200

Cerca de 120 estudantes e professores de várias regiões do país participam até hoje, em São José dos Campos (SP), da Jornada Espacial. O objetivo é formar uma geração mais conectada à astronomia e à astronáutica.

O evento é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em conjunto com o AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB). 

Os jovens foram selecionados a partir do desempenho nas questões de Astronáutica da prova da 17ª OBA, que neste ano teve a participação de 772.257 alunos dos ensinos fundamental e médio de quase nove mil escolas públicas e particulares de todos os estados.

De acordo com os organizadores, a jornada foi planejada para ser como uma grande aula de ciências espaciais, com informações e curiosidades sobre o programa espacial brasileiro.

Atividades 

Palestras de astrônomos, pesquisadores e engenheiros integram a programação, com temáticas que abordam, por exemplo, o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e das plataformas espaciais e como são realizados os processos de transmissão por satélites. Há também uma oficina de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet. 

Os estudantes e seus professores ainda conhecerão diversas instalações, entre elas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Observatório Astronômico, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). 

obaInscrições para a OBA

A OBA abrirá inscrição a partir de janeiro de 2015. A prova será em 15 de maio. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar das jornadas Espacial e de Foguetes.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...