Por Allan Ribeiro Em Notícias Atualizada em 16 ABR 2019 - 09H05

Papa Bento XVI: o discurso inesquecível aos jovens no Pacaembu

Você pode não se recordar, mas o Papa Bento XVI, durante a passagem pelo Brasil, deixou uma mensagem muito latente para a juventude. As palavras do Santo Padre no Pacaembu, no encontro com 40 mil jovens de todo o país, ainda se fazem atuais.

Talvez você não fosse jovem ainda naquela época ou não lembre ao certo o que foi dito pelo Papa. Então, recordamos alguns trechos desse momento singular para a juventude no Brasil.

Daniele Souza
Daniele Souza

Nas primeiras palavras, Bento já começou a conquistar os jovens. Ele disse que havia desejado ardentemente encontrar-se com a juventude na primeira viagem à América Latina.

“Ontem pela tarde, ao sobrevoar o território brasileiro, pensava já neste nosso encontro no Estádio do Pacaembu, com o desejo de dar um grande abraço bem brasileiro a todos vós.” Papa Bento XVI, Encontro com jovens no Pacaembu

Depois dessas palavras, não tinha como não amar o Santo Padre. Mas ele não disse só isso, não!

Ele fez o apelo aos jovens para que não desperdiçassem a juventude e que não tentassem fugir dela. E pediu para que vivamos intensamente, nos consagrando aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana.

“Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada” Papa Bento XVI, Encontro com jovens no Pacaembu

Por último, ele nos lembrou de que Cristo nos chama para sermos santos e que Ele quer andar conosco, para animar com nosso espírito os passos do Brasil neste início do terceiro milênio da era cristã. Ele encerrou pedindo que a Senhora Aparecida nos conduzisse, com seu auxílio materno e nos acompanhasse ao longo da vida.

Mais de uma década depois, vemos o quão atuais são as palavras de Bento. E, depois dessas palavras, fica o questionamento: O que estamos fazendo para ser essa juventude que o Santo Padre tanto almejou?


Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...