A12

Evangelho em Libras: 6º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Reflexão: Pe. Marcelo Magalhães - C.Ss.R
Interprete: Simone Vecchio

Editora Santuario
Deus Conosco


(MT 5,17-37)

Naquele tempo Jesus disse aos discípulos “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogá-los, mas cumpri-los.

Porque na verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a estes mandamentos, ainda que mínimos, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Mas quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 

Pois eu vos digo: se vossa justiça não for superior à dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matar’. Quem matar tem de responder em juízo. 2Mas eu vos digo: Quem se irritar contra o irmão tem de responder em juízo. Quem chamar seu irmão de tolo deverá comparecer ao sinédrio. E quem o chamar de louco será condenado ao fogo do inferno.

Se, portanto, fores levar tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa tua oferta lá diante do altar e vai primeiro fazer as pazes com esse irmão e depois volta para fazer a oferta. Entra logo em acordo* com teu adversário, enquanto caminhas com ele, para não acontecer que ele te entregue ao juiz, e este ao guarda, e assim sejas preso.


Na verdade te digo: de lá não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes que foi dito: ‘Não cometer adultério’. Mas eu vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela em seu coração. Por isso, se teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e joga-o para longe de ti. Pois é melhor perderes uma só parte do corpo do que teu corpo inteiro ser jogado no inferno. E se tua mão direita te leva a pecar, corta-a e joga-a para longe de ti. Pois é melhor perderes uma só parte do corpo do que teu corpo inteiro ser jogado no inferno.


Também foi dito: Quem se divorciar deve dar à mulher uma certidão de divórcio. Mas eu vos digo: Quem se divorciar de sua mulher, a não ser no caso de união ilegal, a faz cair em adultério; e quem se casar com a divorciada comete adultério. Ouvistes também que foi dito aos antigos: ‘Não jurar falso, mas cumpre com o Senhor teus juramentos’. Mas eu vos digo: Não jureis de maneira nenhuma; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei; nem por tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo.

Que vossa linguagem seja sim, sim e não, não. O que se acrescenta a isto vem do Maligno.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


REFLEXÃO

Hoje somos convidados a rezar mandamentos que nos faz ter uma identidade cristã. É por meio deles que temos pertença em Cristo e em seus ensinamentos.

As comunidades cristãs se reúnem para celebrar a fé no Deus da vida e para aprender que se a nossa justiça não for maior que a dos doutores da lei e dos fariseus, não entraremos no Reino do céu.

Diante de nós estão a vida e a morte, a felicidade e a infelicidade. À luz do Espirito, que sonda todas as coisas, até mesmo o mais profundo, aprendemos a viver, e a ensinar um novo jeito de ser na pessoa de Jesus Cristo, nosso hábito de comunicar com Deus muda nosso jeito de se relacionar com as pessoas.


Jesus vem ao mundo para nos apresentar o projeto do Reino de Deus e hoje nós temos no relato do Evangelho muitos ensinamentos para nos tornar ainda mais próximos do coração de Deus. Ter amizade com Deus nos faz relacionar melhor com nossos irmãos e irmãs, o Evangelho nos chama a atenção para que não nos apresentemos diante do altar com o coração cheio de mágoas e rancor.

Nossa oferta deve ser sincera para que nossa comunhão tenha seu sentido pleno, estarmos inteiramente unidos ao Pai que está no céu e que tudo vê e sabe.

Que a liturgia de hoje nos faça amar os ensinamentos e a coloca-los em prática em nossa vida, para que façamos desse mundo um sinal de esperança e de salvação.

São muitas as situações que nos fazem viver longe de Deus e de seu projeto de amor. Que nossas forças e vontades sejam acolhidas por Deus em nossa prece diária. E que não percamos nossa fé e nossa esperança. Ele mesmo nos diz: Eu SOU o caminho a Verdade e a Vida.



Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres