Por Redação A12 Em Dúvidas Religiosas

O que fazer quando a hóstia cai no chão?

Shutterstock.
Shutterstock.
Pode acontecer situações que vão exigir calma, serenidade e profundo sentimento de fé para serem resolvidas.

A Eucaristia é expressão do amor incondicional de Jesus por nós. Ele oferece da sua própria carne para nos alimentar em nossa caminhada e missão. Temos com a Eucaristia uma relação de profundo amor e respeito. Na comunhão eucarística entramos em profunda união com Jesus, com sua vida e missão. Por isso, receber a Sagrada Eucaristia requer de nosso coração uma profunda atitude de fé e de acolhimento. Jesus não pode ser apenas um pão na boca, Ele tem que ser amor que chega ao nosso coração e transforma nossa vida. Receber a Eucaristia é entrar em profunda comunhão de amor com a vida de Jesus, para que Ele seja Vida em nossa vida.

:: A devoção dos santos e a Eucaristia

O momento da comunhão, dentro da Santa Missa, é essencialmente um momento oracional, momento de rezar a presença de Cristo em nossa vida, como na passagem dos discípulos de Emaús que ao reconhecerem Cristo no partir do Pão o Cristo desapareceu diante de seus olhos, pois agora, pelo olhar da fé, o Cristo é presença no coração de cada um que Nele acredita e que o acolhe com amor. Assim, o momento da comunhão deve ser vivido na grandeza da fé que nos faz acreditar que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue de Jesus e, nessa fé, acolher o Cristo como o Pão da Vida, o Pão que alimenta nossa vida e nos salva.

Durante a comunhão, por mais que se viva com respeito e amor este momento, pode acontecer situações que vão exigir calma, serenidade e profundo sentimento de fé para serem resolvidas, como por exemplo, quando no momento da comunhão a hóstia vier a cair no chão. Isso pode acontecer tanto das mãos do sacerdote ou do ministro que entrega, como do fiel que recebe.

Leia MaisNossa Senhora, a Mãe da EucaristiaA Eucaristia cura Maria e a EucaristiaQuando isso acontece não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento o fundamental é manter a serenidade e o respeito. Então, se no momento de receber a comunhão a hóstia cair no chão, tanto o fiel pode abaixar e pegar a hóstia e comungar, ou o ministro pegue a hóstia que pode ser colocada dentro de um sanguíneo para ser comungada depois pelo próprio ministro, ou dissolvida na água e colocada numa planta. Não seria interessante o ministro pegar e comungar a hóstia que caiu e continuar distribuindo a comunhão, pois o comungar pede sempre uma atitude de silêncio interior e oração.

Por isso, o fundamental no momento da comunhão é a atitude de fé de quem se coloca para receber o Corpo de Cristo no desejo de entrar em comunhão com a vida de Jesus, sabendo que comungar a vida do Cristo no altar é também se comprometer com sua missão. Pois Ele mesmo disse: “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 56).

:: Aproveite e leia a Bíblia Online no A12. É a Bíblia de Aparecida ao seu alcance!


11 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
José Paccini Ferreira comentou:

Muito bom!. Demos Graças a Deus!.

Ayriette ARECO DETOTTO comentou:

Este PAPA É uma Doçura

Ayriette ARECO DETOTTO comentou:

Gostei de saber como ,agora,se faz quando a hóstia cai só chão.
No meu tempo de internato no colégio do CARMO, ERA DIFERENTE.O PADRE REZAVA NO LOCAL .

José Antônio sassi comentou:

Muito importante a explicação, gostei muito em saber qual atitude em tomar se porventura acontecer.

wagner perez tardsio comentou:

Gostei de ler sobre, quando a hóstia cai no chão comungo todos os domingos e não sabia se isto acontecesse comigo um dia muito interessante em saber

Célia Regina de Moura Brasil comentou:

Muito bom saber qual o destino de uma hóstia quando a mesma cair das mãos do ministro. Achei interessante saber que ela pode dissolvida e colocada numa planta.Temos que ter muito respeito com a hóstia consagrada.

Maria neusa da c florentin comentou:

Fui comungar e a minha sagrada hóstia caiu fiquei sem geito mas a ministra pediu q eu pegasse e comer e assim fiz.

Maria de Lourdes savio comentou:

muito interessante e esclarecedor o que fazer se por acaso a Hostia cair no chão!Tenho muito respeito e amor pela Santa comunhão.Obrigada.

LUCILENE Ribeiro da Silva Moura comentou:

Gosto muito

Dulcinéia Vieira comentou:

Muito interessante esta explicação, se acontecesse comigo acho que entraria em pânico. Que Deus nunca permita que a hóstia caia de minhas mãos.

Levi GONZALEZLEITE comentou:

Temos que ter fé sempre em Deus pedindo sempre seu perdão. E que nos abençoe.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.