Dúvidas Religiosas

O que fazer quando a hóstia cai no chão?

Escrito por Pe. Luiz Camilo Junior, C.Ss.R.

30 MAI 2018 - 20H00 (Atualizada em 14 JUN 2021 - 11H26)

Shutterstock

A Eucaristia é expressão do amor incondicional de Jesus por nós. Ele oferece da sua própria carne para nos alimentar em nossa caminhada e missão. Temos com a Eucaristia uma relação de profundo amor e respeito.

Na comunhão eucarística entramos em profunda união com Jesus, com sua vida e missão. Por isso, receber a Sagrada Eucaristia requer de nosso coração uma profunda atitude de fé e de acolhimento. Jesus não pode ser apenas um pão na boca, Ele tem que ser amor que chega ao nosso coração e transforma nossa vida. Receber a Eucaristia é entrar em profunda comunhão de amor com a vida de Jesus, para que Ele seja Vida em nossa vida.

:: A devoção dos santos e a Eucaristia

O momento da comunhão, dentro da Santa Missa, é essencialmente um momento oracional, momento de rezar a presença de Cristo em nossa vida, como na passagem dos discípulos de Emaús que ao reconhecerem Cristo no partir do Pão o Cristo desapareceu diante de seus olhos, pois agora, pelo olhar da fé, o Cristo é presença no coração de cada um que Nele acredita e que o acolhe com amor. Assim, o momento da comunhão deve ser vivido na grandeza da fé que nos faz acreditar que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue de Jesus e, nessa fé, acolher o Cristo como o Pão da Vida, o Pão que alimenta nossa vida e nos salva.

Durante a comunhão, por mais que se viva com respeito e amor este momento, pode acontecer situações que vão exigir calma, serenidade e profundo sentimento de fé para serem resolvidas, como por exemplo, quando no momento da comunhão a hóstia vier a cair no chão. Isso pode acontecer tanto das mãos do sacerdote ou do ministro que entrega, como do fiel que recebe.

Leia MaisNossa Senhora, a Mãe da EucaristiaA Eucaristia cura Maria e a Eucaristia

Quando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão.

Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito. Então, se no momento de receber a comunhão, a hóstia cair no chão, tanto o fiel pode abaixar e pegar a hóstia e comungar, ou o ministro pegue a hóstia que pode ser colocada dentro de um sanguíneo para ser comungada depois pelo próprio ministro, ou dissolvida na água e colocada numa planta. Não seria interessante o ministro pegar e comungar a hóstia que caiu e continuar distribuindo a comunhão, pois o comungar pede sempre uma atitude de silêncio interior e oração.

Por isso, o fundamental no momento da comunhão é a atitude de fé de quem se coloca para receber o Corpo de Cristo no desejo de entrar em comunhão com a vida de Jesus, sabendo que comungar a vida do Cristo no altar é também se comprometer com sua missão. Pois Ele mesmo disse:

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 56).

:: Aproveite e leia a Bíblia Online no A12. É a Bíblia de Aparecida ao seu alcance!


17 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Camilo Junior, C.Ss.R., em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...