Por Marília Ribeiro Em Notícias

Descubra o que tem debaixo do Santuário de Aparecida

O subsolo do Santuário de Aparecida tem muitas áreas que são direcionadas ao acolhimento dos devotos como banheiros, Sala das Promessas, Sala das Confissões, Loja Oficial, Livraria Santuário, Casa do Pão, estúdio da TV Aparecida, bilheteria para visitação à Cúpula, espaço Devotos Mirins e o Auditório Noé Sotillo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Gravação do Terço de Aparecida no subsolo do Santuário.

Além desses espaços, o Santuário tem ainda alguns túneis que facilitam o fluxo dos sacerdotes em dias de grande movimento.

Esses túneis são de acesso exclusivo dos padres e autoridades, como explica o reitor da Casa da Mãe Aparecida, padre João Batista de Almeida.

“Quando nós temos aqui em Aparecida 150 mil pessoas, é um pouco complicado para chegar na igreja atravessando o pátio pelo meio do povo, porque as vezes as pessoas chamam, e a gente não tem tempo para atender. E esses túneis também são utilizados para transitar autoridades que precisam chegar ao santuário e não é possível expô-las muito, como por exemplo no caso de governador, presidente, artistas, bispos e o Papa”.


Porta de acesso a um dos túneis no Santuário.

Os túneis dão acesso à sacristia, a Tribuna Bento XVI e ao Convento Nossa Senhora Aparecida. Na vinda do Papa Francisco em 2013, o seu acesso a Tribuna Bento XVI foi por um desses túneis, possibilitando que o Pontífice chegasse diante do povo sem transtornos e realizasse a bênção.

Arquidiocese de Aparecida
Arquidiocese de Aparecida
Papa Francisco em Aparecida em julho de 2013

Segundo o reitor, os túneis são largos, o que possibilita até a passagem de um carro em caso de necessidade. “Esses túneis são grandes corredores, que possibilitam até a passagem de um carro, se for preciso, nunca precisou, mas em caso de necessidade isso é possível.”

Os acessos exclusivos facilitam também a rotina do Santuário, como por exemplo, o transporte das roupas utilizadas no altar. “Os túneis não tem escada, eles são em forma de rampas, então facilita e muito na hora levar as roupas para a lavanderia.”

Outros túneis, baixo desses de acesso dos padres e autoridades, são para o trabalho de manutenção do Santuário. Os túneis reúnem quilômetros de cabos que comandam todo o funcionamento da Casa da Mãe, sendo de acesso somente das equipes de infraestrutura, entre eles os setores de elétrica e hidráulica.


8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.