Santo Padre

Os gestos do Papa Francisco em Aparecida

Antes de ser eleito Papa, Jorge Mario Bergoglio já esteve na Casa da Mãe

Escrito por Redação A12

24 JUL 2018 - 16H18 (Atualizada em 21 ABR 2025 - 15H04)

Thiago Leon

Devoto de Nossa Senhora, Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, quis visitar o Santuário Nacional de Aparecida durante sua passagem pelo Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, primeira viagem apostólica do seu pontificado que, em 2025, completa 12 anos. 

Recordamos o dia em que mais de 200 mil devotos enfrentaram o frio de 7 °C, a chuva que caía serena e que somente às vezes dava uma trégua.

Naquele dia, muita gente madrugou no Santuário para conseguir um lugar especial e ver o Papa bem de pertinho, e ninguém reclamava!

Olhando atentamente, se podiam ver enfermos em cadeiras de rodas, muitos idosos, crianças de colo, e gente de toda idade que se unia para aquecer o corpo, já que o coração estava repleto de felicidade.

Thiago Leon
Thiago Leon


Afinal, era o Papa Francisco, o primeiro latino-americano eleito pontífice e que estava em sua primeira visita internacional. Sobravam motivos para celebrar!

Dos inúmeros gestos que marcaram essa visita tão especial de Francisco à Casa da Mãe Aparecida, cinco nos chamam a atenção.

Rezou a Oração de Consagração

Durante a sua visita, o Papa rezou a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, atualizada especialmente para essa ocasião. A oficialização do novo texto da oração, que já era prevista pelo Santuário, ganhou um tom ainda mais especial, porque foi rezada pela primeira vez pelo Papa.

No dia seguinte à visita do Pontífice, a oração passou a ser rezada após todas as celebrações no Santuário. Hoje, os devotos rezam a Consagração na voz do Papa Francisco! Aproveite e reze agora a oração!

Thiago Leon.
Thiago Leon.



Abençoou a estátua de Frei Galvão

Na visita ao Seminário Bom Jesus para o almoço com o clero, seminaristas, religiosos e demais convidados, o Papa Francisco abençoou a estátua de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.

A imagem, que estava na entrada da cidade, foi transferida para o Santuário dedicado ao primeiro santo legitimamente brasileiro, após a bênção papal.

Usou bandana doada por seminarista

Outro momento emocionante ocorreu também no Seminário Bom Jesus, quando o Papa, com seu jeito espontâneo, colocou no pescoço uma bandana entregue por um seminarista, que continha a assinatura de vários jovens e seminaristas que estariam com o Papa na JMJ 2013

Andrea Moroni
Andrea Moroni

Ofertou um cálice ao Santuário

Na missa que presidiu no Santuário Nacional de Aparecida, o Papa ofereceu como presente um cálice. Dom Raymundo Damasceno Assis também ofertou uma Imagem fac-símile da Padroeira do Brasil ao pontífice.


Ouviu o coração ao falar que gostaria de voltar a Aparecida

Toda visita de um pontífice exige uma preparação especial, e somente é oficializada depois de tudo devidamente organizado. Mas Papa Francisco deixou o seu coração falar mais alto quando disse que desejaria retornar à Casa da Mãe Aparecida para a celebração dos 300 anos, quatro anos mais tarde.

A visita foi esperada por muito tempo pelos devotos, mas Papa Francisco não pôde vir, devido a muitos compromissos. 



Antes de ser eleito Papa, ele esteve em Aparecida

CNBB
CNBB


Em 2007, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho (CELAM). O encontro reuniu bispos de toda a América Latina, com a presença de Bento XVI.

No evento surgiu o Documento de Aparecida, fruto mais expressivo da 5ª Conferência, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente. Foi assim, criada uma comissão para a redação do documento final, que iria juntar as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina.

Na época, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.

Uma das virtudes do cardeal de Buenos Aires era a sua discrição, alheia a todo protagonismo, que se converteu em confiança e serenidade para toda a assembleia. Tudo foi feito de forma aberta, sem alterações ou acréscimos que não surgiram dos grupos.

Assim, surgiu uma liderança em que ele esteve à frente da referida comissão, imperceptível naquele momento, pois não foi divulgada ou publicamente reconhecida, mas que forjou uma referência obrigatória, serena e confiável naquele prelado, a quem devemos a unidade e clareza do Documento Final, disse o cardeal Arcebispo Emérito de Caracas (VEN), Baltazar Enrique Porras Cardozo. 

TV Aparecida mostra o quarto do Papa na Pousada Bom Jesus

Fonte: Vatican News

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...