Por TV Aparecida Em TV Aparecida Atualizada em 12 SET 2018 - 12H19

Jornalista Joyce Ribeiro será mediadora do Debate de Aparecida

Evento promovido pela CNBB e organizado pela TV Aparecida reunirá candidatos à Presidência

Divulgação/ TV Aparecida
Divulgação/ TV Aparecida

Para comandar o debate entre os candidatos à Presidência da República para as Eleições 2018, a TV Aparecida convidou a experiente e competente jornalista Joyce Ribeiro.

Promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) e realizado pelo Santuário Nacional, o programa vai ao ar na TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12.com, no dia 20 de setembro, às 21h30. A transmissão ao vivo do Debate de Aparecida, direto do Santuário, na cidade de Aparecida (SP), será acompanhada por demais emissoras de inspiração católica no país.

“É a primeira vez que participo de um debate como mediadora e estou muito feliz com a missão e o desafio. As pessoas estão cada vez mais interessadas em se aprofundar sobre o nosso cenário político, por conta de tudo o que temos vivido. Com a eleição batendo à porta, o eleitor entendeu que o poder está em nossas mãos, que mudar depende de cada um e o voto é o começo do processo de transformação. O debate é importante e peça fundamental, pois tem a função de esclarecer para população o que cada candidato oferece para essa mudança”, avalia Joyce Ribeiro.

A jornalista foi gentilmente cedida para a participação no debate político pela TV Cultura, onde atua como principal âncora de um telejornalismo da casa. Sobre a liberação, a jornalista explica que tudo partiu da parceria entre a CNBB, a Rede Aparecida e o canal público: “Faremos um trabalho em conjunto. Desde o início, o convite foi muito bem recebido pela direção da TV Cultura. Estamos unindo forças para levar o melhor debate aos eleitores”.

Dividido em cinco blocos, o Debate de Aparecida, com candidatos à Presidência da República em primeiro turno, tem previsão de duração de 2 horas. Joyce Ribeiro terá o papel de orientar, mediar e fazer valer as regras estipuladas dentro do formato do programa. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente escolhidos, e algumas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.

Divulgação/ TV Aparecida
Divulgação/ TV Aparecida

Para Joyce, o principal intuito do debate é esclarecer as dúvidas dos eleitores: “O formato atual dos debates já vem muito específico e moldado para que todos os candidatos presentes tenham garantido seu tempo de exposição de ideias e propostas. Faremos todo o necessário para que isso ocorra da melhor maneira. Todos serão respeitados dentro das suas particularidades”.

O Debate

A Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV Aparecida e Portal A12.com) vai sediar o encontro dos políticos, com transmissão simultânea pelas emissoras de rádio e televisão católicas, além de portais de internet, com imagens geradas pela TV Aparecida.

É a segunda vez que a TV Aparecida, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. No pleito eleitoral de 2014 a emissora também promoveu o evento, abrindo aos políticos a possibilidade de apresentarem suas ideias.

Jornalistas de veículos de comunicação também puderam fazer o credenciamento através da Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional.


Formato

O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos que não têm representação na Câmara dos Deputados e que, por isso, não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – será feita por um arcebispo, designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas pelos jornalistas presentes, que serão pré-agendados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas e as perguntas serão definidos previamente pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora, para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta nova possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto e 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco, as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.


Perfil da Mediadora

Formada pela FIAM, em São Paulo, pós-graduada em jornalismo econômico e político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Joyce Ribeiro começou sua carreira na televisão em 1998, na Boa Vontade TV, da LBV, em que atuou como produtora e repórter. Na RIT, teve sua primeira experiência como apresentadora de telejornal. Foi âncora de programas jornalísticos na Record TV de 2001 a 2005, quando passou a integrar o cast de jornalismo do SBT, até 2017. Atualmente, é a principal âncora da TV Cultura, onde comanda o Jornal da Cultura.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em TV Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.