A Fachada Oeste já nos mostrou neste incrível paraíso: “vossa vida está escondida com Cristo em Deus”, se vivemos na vital união com Jesus morto-ressuscitado, Cabeça do Corpo, do qual somos membros. Mas hoje nos garante algo ainda mais maravilhoso: “com ele (Jesus), o Pai nos ressuscitou e nos fez sentar nos céus, em Cristo Jesus” (Ef 2,6). Que amorosa loucura de Deus!
Na Fachada, vemos Nossa Senhora sentada com Jesus no mesmo trono celeste. E Jesus, o Esposo Salvador, toca o anel nupcial de Maria, Sua Mulher-esposa-discípula e Mãe (cf. Jo 2,4; 19,26). E com a mão direita, coloca-lhe uma coroa na cabeça.
Na Assunção, cremos que Maria foi elevada aos céus em corpo e alma. Ela está lá porque, a partir de um dia, pela força do Espírito, o eterno Filho de Deus passou a ser inseparavelmente carne da carne d’Ela, que é a nossa carne. E agora, também Ela e nós somos inseparavelmente carne da carne d’Ele, ressuscitado, sentado à direita do Pai.
Jesus eterna e ininterruptamente divino, a partir da encarnação, também igualmente humano, sentando-Se na Trindade ao lado do Pai e do Espírito, em Sua inseparável carne, leva-nos consigo. N’Ele, em Sua carne, que é nossa carne, nos faz sentarmos a Seu lado no mesmo trono.
Num prefácio da Ascensão, agradecemos ao Pai este “dia glorioso... no qual Cristo colocou à direita da (sua) glória a nossa frágil natureza humana”. A Fachada mostra Maria, já plenamente, nessa divina dignidade.
Deus “nos fez sentar nos céus” por nossa vital união com Cristo-Cabeça, e também por Maria-Mãe, que comunica aos filhos sua própria dignidade. Ela é ainda rainha, coroada, pois como ninguém foi Esposa, discípula, seguidora de Jesus. E, como a Mãe da Igreja, abre para nós seu mesmo caminho de glória.
Não é incrível? Obrigado, Amor, sempre-nos-surpreendendo no amor!
• O que lhe diz Maria sentada ao lado de Jesus nos céus?
O rico e o pobre Lázaro (Lc 18, 19-31)
Explicação sobre a cena "O rico e o pobre Lázaro", feita por: Pe. Domingos Sávio, C. Ss. R.
De que nação for, Deus aceita quem o teme, praticando a justiça (At 10)
Reflexão bíblica do padre Domingos Sávio, C. Ss. R. sobre a cena de Cornélio na Fachada Oeste.
Cura do paralítico (At 3,1-26)
Um “aleijado de nascença” pede esmola à porta do templo aos discípulos Pedro e João. Pedro lhe diz: “Prata e ouro não tenho, mas o que tenho te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, caminha!”
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.