As Kalendas: o seu significado litúrgico na missa de natal!

A Solenidade do Natal do Senhor celebra a manifestação de Deus em nossa carne. Como aprendemos do Evangelho de João, o Senhor deixa os céus e arma sua tenda entre nós. Por isso, anualmente recordamos sua vinda, através de seu Filho, em nossa história, a fim de mantermos viva em nosso coração a certeza de que, em Jesus, o Pai nos adota como seus filhos amados.
Diante da grandiosidade do evento da encarnação do Senhor, a Igreja apresenta, através da sua liturgia, quatro formulários, com orações e leituras próprias para a celebração desse acontecimento, a saber: missa da vigília, missa da noite, missa da aurora e missa do dia. Cada um desses momentos litúrgicos nos ajuda a rezar e a celebrar a memória da chegada silenciosa, mas transformadora, de Jesus no seio da humanidade. Mas faz-se mister também recordar que essas celebrações ajudam a reacender em nosso coração a confiança de que o Senhor voltará, com o escopo de congregar todos os povos.
Uma riqueza litúrgica que encontramos neste tempo é o texto das Kalendas. Através de um texto poético, a Igreja narra, reza e anuncia a encarnação de Cristo. O texto é um verdadeiro testemunho de como Deus, pouco a pouco, foi agindo na história da humanidade e na plenitude de todos os tempos, ele mesmo, por meio do ventre da Virgem Maria, veio ao encontro da sua criação. No texto encontramos a narrativa de datas significativas, que antecederam o nascimento do Senhor.
Esse texto deve ser cantado logo após a saudação inicial da missa da noite do Natal do Senhor. Ele nos ajuda a celebrar com alegria a chegada do Senhor. E de um modo mistagógico as palavras que o compõem nos conduzem ao coração do mistério de nossa fé, que é o Cristo. Com esse texto temos a oportunidade de cantar o nascimento de Jesus Cristo segundo a carne.

Novidades para as crianças
Raquel de Godoy (psicóloga e educadora) conta as principais novidades do Santuário Nacional para os pequenos

Ser Família dos Devotos é ser uma família de paz, esperança e amor
Ao iniciar um novo ciclo, somos acompanhados por três sentimentos essenciais para a fé cristã: Paz, Esperança e Amor.

Cultivar a paz e a esperança!
A Família dos Devotos ganha um lindo presente: A Revista de Aparecida também digital!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.