Notícias

Casa da Mãe Aparecida comemora 66 anos de início da construção!

Confira algumas informações sobre a construção do Santuário Nacional

Escrito por Família dos Devotos

10 NOV 2021 - 09H35 (Atualizada em 10 NOV 2021 - 11H12)

CDM - Centro de Documentação e Memória

Há 66 anos, os Missionários Redentoristas iniciaram a construção do Santuário Nacional de Aparecida, pois a Basílica Histórica, que abrigava a Imagem da Padroeira do Brasil, estava pequena para acolher os milhares de peregrinos.

Desde então, este local de oração e refúgio do povo católico brasileiro vem sendo construído para permanecer a morada de Deus, Casa da Mãe e ponto de encontro dos irmãos. Este Santuário é fruto do amor, da devoção e da colaboração de devotos generosos que, de geração em geração, superam as dificuldades da vida e continuam apoiando a missão evangelizadora a partir de Aparecida.

Separamos algumas informações sobre a construção da Casa da Mãe Aparecida:

Nave Norte: Início dos alicerces em julho de 1955. Em 11 de novembro de 1955 começa a concretagem. Concluiu-se a nave em outubro de 1963.

Torre: Início do alicerce a 4 de janeiro de 1960. No dia 31 de maio foi colocada a primeira peça metálica. Toda a estrutura foi concluída em 20 de outubro de 1963, com a montagem da cruz.

Cúpula: Em 1964, abertura dos alicerces e, no início de janeiro de 1965, montagem e concretagem das sapatas. Conclusão da concretagem da esfera interna: fim de outubro de 1969. A 14 de agosto de 1970 concluiu-se a segunda esfera e toda a estrutura da cúpula.

Nave Sul: Em meados de 1971, escavação do subsolo da nave e abertura dos alicerces. Término da estrutura e da alvenaria em setembro de 1974. Inaugurada no dia 12 de outubro daquele ano.

Nave Leste: Em janeiro de 1974, foi escavado o subsolo da nave e os alicerces iniciados em março de 1974. Em 25 de agosto de 1976, toda a estrutura está concretada. Foi utilizada pela primeira vez em 12 de outubro daquele ano.

Nave Oeste: Em novembro de 1975, abertura dos alicerces e a 14 de agosto, conclusão da concretagem de toda a estrutura da nave. Foi inaugurada em 12 de outubro de 1977, mas já havia sido utilizada em setembro.

Capela Nordeste (Capela de passagem): A laje já estava pronta desde 1960. Em outubro de 1978 foi iniciada a estrutura da capela. Ficou pronta em julho de 1979.

Capela Noroeste (Capela de passagem): Início em junho de 1977 e término da estrutura em abril de 1978. A capela ficou pronta em dezembro de 1978.

Capelas Sudoeste e Sudeste (atuais Capela do Santíssimo e Capela São José): No período de 1978 e 1980, foram construídas as capelas Sudeste e Sudoeste. A última concretagem da estrutura foi a 21 de dezembro de 1979 e a alvenaria foi concluída em 14 de junho de 1980.

Complexo de acolhida: Os trabalhos continuaram com a estruturação do complexo de acolhida da Basílica. O estacionamento foi asfaltado e o Centro de Apoio ao Romeiro construído.

Acabamento artístico-arquitetônico: No final da década de 1990 iniciou-se o projeto de acabamento da Basílica que ganhou grande impulso com o nascimento da Campanha dos Devotos, a nossa Família dos Devotos que, hoje, constrói o Santuário, evangeliza e transforma vidas.

Fachada Norte: A história de construção do Santuário continua. Agora, estamos revestindo a fachada Norte da Basílica com passagens bíblicas do Livro do Êxodo.

Nossa vocação é edificar, amar e servir. Para isso, contamos com a sua generosidade e fidelidade.

Colabore com a Família dos Devotos e faça sua doação para a Casa da Mãe Aparecida.

Se você ainda não participa da nossa família, clique aqui e faça seu cadastro agora mesmo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...