Construindo Gente: conheça duas histórias inspiradoras de inclusão e superação

“É difícil sair de casa e encontrar uma rua que não seja esburacada, cheia de obstáculos”. “É difícil para as crianças surdas, elas sofrem porque não entendem o que a professora ensina”. Essas duas frases dão início ao episódio do Construindo Gente com as falas de Maurício José Gonçalves integrante do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) e José Eriko.
Inclusão não é um favor, mas sim um direito para que todos tenham oportunidades iguais de exercerem sua função social e conviver em harmonia com as diferenças de cada um. O Santuário Nacional, por meio da Família dos Devotos, graças à sua generosidade, consegue ajudar nessa missão que é de todos nós.
Assistente social do Santuário, Vivian Migollo Freitas, destaca que é muito importante que se tenha um olhar voltado para a diferenças e para as histórias de vida de cada pessoa “cabe a cada um de nós saber respeitar e também trabalhar com a inclusão de cada um”, afirma, “A nossa função é buscar garantir esses direitos, das pessoas com deficiência que nos procuram”.
“Na verdade todos nós temos as nossas diferenças, cada um com a sua limitação”, afirma Dorothea Barbosa, coordenadora do CDM (Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional), setor em que trabalha o José Eriko, que há oito anos é responsável pela digitalização de fotografias antigas e higienização de documentos históricos da Casa da Mãe. “Para que no futuro as pessoas possam conhecer a história da Mãe Aparecida”, afirma José, que sonhe em formar sua própria família.
Maurício José Gonçalves é deficiente visual desde seu nascimento e há cerca de nove anos perdeu totalmente a visão. No entanto, é baterista no Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), uma das obras sociais assistidas pela Família dos Devotos. “O fato dele ser deficiente visual não impede ele de fazer nada, porque ele tem um ouvido espetacular” afirma o instrutor do PEMSA César Dias.
Conheça a história de José e Maurício neste episódio do Construindo Gente:
arrow_forward Venha fazer parte da Família dos Devotos, faça seu cadastro clicando aqui ou ligando para 0300 2 10 12 10.

Terço dos Homens e Aparecida pelo Brasil: Com Maria a Jesus pela oração
Representantes levam devoção por meio das Capelinhas Missionárias e do Santo Terço às suas comunidades.

Ao responder “sim” a Deus, a Família dos Devotos evangeliza, transforma e cuida da Casa da Mãe Aparecida
Nossa gratidão e carinho por sua especial generosidade para com as obras do Santuário. Construímos gente porque você acredita no trabalho social da Família dos Devotos.

A missão de cuidar do Santuário Nacional
Junto com os devotos de Nossa Senhora, os Missionários Redentoristas cuidam do Santuário Nacional e das obras da Casa da Mãe Aparecida.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.