“É difícil sair de casa e encontrar uma rua que não seja esburacada, cheia de obstáculos”. “É difícil para as crianças surdas, elas sofrem porque não entendem o que a professora ensina”. Essas duas frases dão início ao episódio do Construindo Gente com as falas de Maurício José Gonçalves integrante do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) e José Eriko.
Inclusão não é um favor, mas sim um direito para que todos tenham oportunidades iguais de exercerem sua função social e conviver em harmonia com as diferenças de cada um. O Santuário Nacional, por meio da Família dos Devotos, graças à sua generosidade, consegue ajudar nessa missão que é de todos nós.
Assistente social do Santuário, Vivian Migollo Freitas, destaca que é muito importante que se tenha um olhar voltado para a diferenças e para as histórias de vida de cada pessoa “cabe a cada um de nós saber respeitar e também trabalhar com a inclusão de cada um”, afirma, “A nossa função é buscar garantir esses direitos, das pessoas com deficiência que nos procuram”.
“Na verdade todos nós temos as nossas diferenças, cada um com a sua limitação”, afirma Dorothea Barbosa, coordenadora do CDM (Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional), setor em que trabalha o José Eriko, que há oito anos é responsável pela digitalização de fotografias antigas e higienização de documentos históricos da Casa da Mãe. “Para que no futuro as pessoas possam conhecer a história da Mãe Aparecida”, afirma José, que sonhe em formar sua própria família.
Maurício José Gonçalves é deficiente visual desde seu nascimento e há cerca de nove anos perdeu totalmente a visão. No entanto, é baterista no Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), uma das obras sociais assistidas pela Família dos Devotos. “O fato dele ser deficiente visual não impede ele de fazer nada, porque ele tem um ouvido espetacular” afirma o instrutor do PEMSA César Dias.
Homens do Terço tornam-se peregrinos da esperança ao levarem a Capelinha Missionária aos quatro cantos do Brasil
Após a Missa Campal da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, que terminou por volta de 9h, os coordenadores de grupos se reuniram no Auditório Noé Sotillo.
Representante da Família dos Devotos realiza novena em homenagem a Nossa Senhora Aparecida nos EUA
A representante Letícia Bartholo participa da Família dos Devotos desde 2022 e há 2 anos realiza a missão com a Capelinha Missionária de Nossa Senhora Aparecida nos Estados Unidos, onde reside atualmente com a sua família.
Representantes da Família dos Devotos: partilhando o amor por Nossa Senhora pelo Brasil
Confira alguns testemunhos de representantes da Família dos Devotos, falando sobre o seu trabalho missionário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.