Um mundo conectado e uma rotina dedicada somente à satisfação dos próprios desejos apresentam a necessidade de uma nova maneira de ver a vida. A aposentadoria é um momento muito aguardado por aqueles que muito já fizeram enquanto trabalhadores formais, mas também pode representar, para outras pessoas, um período de estranhamento por se tratar de um período completamente novo ou até mesmo o momento ideal para se descobrir em outras atividades.
Conversamos com o casal aposentado e voluntário no Santuário Nacional, Marinete Faria e Paulo Celso, com a pesquisadora Layla Vallias e com o Psicogeriatra Vinícius Faria e listamos algumas dicas para ser feliz sempre! Confira:
1. Permita-se aproveitar essa nova etapa da vida:
“Ser aposentado, na verdade, é não abrir mão daquilo que você gosta, porque você vai começar a fazer coisas maravilhosas a partir do momento em que você encarar a vida como ela deve ser, com tranquilidade.” - Paulo Celso, 61 anos
Se você se aposentou em um ofício e essa atividade é o que desperta seu prazer, por exemplo, continue fazendo-a. Buscar a felicidade é estar sempre em movimento, descobrindo coisas novas, mas também é entregar-se por inteiro a o que verdadeiramente nos move. Para isso...
2. Conecte-se e busque verdadeiros amores:
“Às vezes você está em algum lugar ou em alguma atividade que não te satisfaz, que não te faz feliz, então converse com outras pessoas, procure em mídias sociais as coisas boas [as atividades] que precisam de resgate, lugares que pedem apoio para diversos tipos de trabalho. Cada um vai encontrar seu caminho e ser feliz”, aconselha Marinete Faria, 55, professora de História aposentada.
Costura, dança, viagens, esportes, festas, bate-papo online… Quantas possibilidades existem em nossas mãos para sermos mais felizes a partir de hoje? Portanto..
3. ‘Envelhecer bem’ significa criar um repertório vasto de atividades a partir de agora:
“Desenvolver os repertórios de vida é importante porque, quanto maior o número de áreas de interesse, atividades de interesse e os hábitos que ela cria, mais opções restam para a escolha durante o envelhecimento”, explica o Psicogeriatra Vinícius Faria.
Isso vale para a saúde do corpo, a partir de exercícios físicos e alimentação balanceada, mas também para a saúde mental, garantindo um bem-estar ao longo da vida, desde a juventude à idade madura. Mas lembre-se…
4. ‘Idade é só um número’:
“Não dá pra gente categorizar uma pessoa, um comportamento, um hábito, necessidades e vontades apenas pela idade que ela tem, porque, de fato, a gente tem que entender muito mais do que isso. Além das segmentações já citadas, leva-se em conta também o que a pessoa gosta, como é a família dela, quais são seus sonhos…”, observa a pesquisadora Layla Vallias, responsável pela pesquisa Hype 60+, que estuda os comportamentos de consumo do público maduro.
::: Não importa a sua idade. Importam os seus sonhos e as suas vontades! Aproveite a aposentadoria para colocar-se em primeiro lugar :::
Representantes da Família dos Devotos: partilhando o amor por Nossa Senhora pelo Brasil
Confira alguns testemunhos de representantes da Família dos Devotos, falando sobre o seu trabalho missionário.
Projeto Aparecida pelo Brasil realiza o envio da Capelinha Missionária para diversos estados brasileiros
Diretamente da Capela Reservada, nos unimos a Maria e aos Apóstolos para abençoar e enviar 12 capelinhas que percorrerão o Brasil em missão, levadas pelas mãos dos representantes da Família dos Devotos.
Confira a programação do Encontro de Representantes 2024
Neste ano especial, nós esperamos por você com muitas atividades, surpresas e partilhas. Celebre conosco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.