Por Luciana Gianesini Em Comportamento Atualizada em 17 JUL 2020 - 16H31

Uma festa de aniversário como você nunca viu!

Diz um meme por aí que, no ano que vem, vamos completar a mesma idade que temos, porque 2020 não valeu! Será?

Pois o Jovens de Maria conheceu uma pessoa que desbancou esse meme com louvor! Essa pessoa é a Daiane Ribeiro, que fez 29 anos no último dia 21 de junho. Ela é da cidade de Tanabi/SP, município que pertence à Diocese de Votuporanga. Mas vamos deixar que ela mesma conte essa história! 🥰

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Daiane Ribeiro Nascimento arrumou uma forma BEM DIFERENTE de comemorar o aniversário em meio à pandemia

"Meu nome é Daiane, nasci em 1991 (fiz 29! rs*). Estou na articulação dos trabalhos do Setor Juventude em minha diocese. Eu sempre penso: todos estamos sofrendo com a pandemia do coronavírus, mas os que mais sofrem são os pobres.

Então, pensando em como contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade, resolvi organizar uma ação solidária entre amigos. E já que junho é o mês do meu aniversário, a ação foi denominada "Niver Solidário".

O nosso objetivo foi "ir além" do alimento. Fizemos cestas básicas, mas também arrecadamos produtos de higiene pessoal (absorvente, sabonete, shampoo, escova, pasta) e organizamos kits de higiene para jovens.

Eu procurei famílias com crianças e adolescentes no núcleo, pois, além do alimento, levamos instrução de higiene, falamos da importância de escovar os dentes, uso do absorvente, etc." 

Veja o vídeo que ela divulgou nas redes sociais:

Daiane explica que ficou impressionada com a quantidade de gente em situação de vulnerabilidade que encontrou, tão perto de sua casa:

"Procurei famílias do meu bairro, depois dos bairros mais próximos e, com isso, conseguimos beneficiar muitas famílias do município. Na primeira semana, eu fui visitar alguns projetos da cidade pra levantar as famílias que precisavam de ajuda. E nós recebemos uma lista com muitos nomes! E eu pensava: 'Meu Deus, nós não vamos conseguir chegar a todas as famílias, são muitas pessoas!' E aí, a comunidade começou a ajudar e multiplicar", conta.

Mas se engana quem pensa que isso foi feito num único dia. QUE NADA! O sucesso foi tão grande que a Daiane ainda está comemorando esse aniversário, um mês depois! 🥳

"Hoje nós ainda temos um valor na conta a ser revertido em produtos para essas famílias e, na realidade a ação solidária ainda está acontecendo. Decidimos ampliar as etapas, e estamos na segunda fase, que é a arrecadação de agasalhos para as famílias visitadas. O mais legal: a pessoa poderá enviar sua contribuição sem sair de casa se quiser, por aplicativo! E no caso dos agasalhos, estou buscando na casa do doador".

🤝 E ela também destaca o envolvimento da comunidade🤝

"É interessante pontuar que, no dia seguinte que nós divulgamos a ação, eu comecei a receber ligações de pessoas se disponibilizando a ajudar, comerciantes colocando a loja à disposição como ponto de arrecadação, às vezes até a própria casa. Então foi bem interessante esse envolvimento, sempre com aquele pensamento de ser uma ponte entre quem pode ajudar e quem precisa ser ajudado. Todos abraçaram essa corrente".

E como a gente faz pra ajudar? 

É aí que vem a parte bacana! Pra quem for da região de Tanabi e Votuporanga (SP), a galera da Daiane fez um cartaz no capricho, com todas as informações.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal


"Mas e eu, que moro tão longe?"

Calma! Por que não reunir a SUA galera e fazer a mesma coisa aí na sua região? Pegue essas dicas da Daiane e vamos espalhar solidariedade pelo Brasil todinho!

✍️ Procure a Prefeitura, as associações de bairro, ONG's e, claro, as Pastorais Sociais da sua Diocese, pra levantar onde estão e como vivem as pessoas que mais estão precisando de ajuda;

✍️ Se possível, reúna um grupo de amigos e vá visitar essas comunidades, pra ver de perto a realidade das pessoas e saber exatamente o que elas mais precisam no momento: roupas, comida, água potável, etc.;

✍️ Crie uma página ou evento no Facebook pra reunir as pessoas que possam querer ajudar e divulgue sua ideia;

✍️ Combine datas e pontos de arrecadação e dê um prazo para as pessoas levarem suas contribuições;

✍️ Marque a data de entrega, divulgue e convide mais gente pra participar desse momento.

:: Pronto! Agora você fez 2020 valer a pena pra muita gente e já pode celebrar!
Compartilhe a ideia! 
🤜🤛




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.