Crescendo na Fé

A vocação à música - Entrevista com o maestro no coral do Santuário Nacional

Escrito por Priscila Ferreira

22 NOV 2023 - 11H30 (Atualizada em 22 NOV 2023 - 17H54)

Foto: Arquivo pessoal

 "– Oh! Quão grande e bom é o Senhor! Quero amá-lo sempre. Quero amá-lo, muito!…" ( Santa Cecília)

Hoje celebramos o dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. Em homenagem à nossa amiga do céu e a todos os músicos entrevistamos o maestro no coral do Santuário Nacional, Elivelton Silvestre. Vem conferir!

1- Existe vocação à música? Ou todos podemos aprender a cantar ou tocar um instrumento?

RAlguns argumentam que algumas pessoas nascem com uma predisposição natural para a música, o que facilita a aprendizagem e a habilidade musical. Essa predisposição pode envolver uma sensibilidade auditiva apurada, coordenação motora fina desenvolvida ou uma capacidade inata de compreender e reproduzir padrões musicais.

No entanto, eu concordo que a música é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio da prática, treinamento e educação musical adequada. Mesmo aqueles que podem não ter uma suposta "vocação" inicial ainda podem alcançar um alto nível de habilidade musical com dedicação e esforço, costumo chamar de talento, porém, para mim o talento é treinável, uns vem com ele mais a frente, outros precisam mais tempo.

Portanto, enquanto a predisposição natural pode facilitar o processo de aprendizagem musical para algumas pessoas, a maioria das pessoas pode aprender a cantar ou tocar um instrumento com a orientação certa, prática consistente e paixão pela música. A educação musical, a prática regular e a exposição a diferentes estilos e formas musicais são fatores cruciais para o desenvolvimento das habilidades musicais.

2- Como é para você tocar e conduzir o coral, no maior Santuário do Brasil?
R:  Uma enorme responsabilidade, ao mesmo tempo que um grande privilégio, emoção e gratidão tomam conta em cada montagem de repertório na preparação de uma celebração e principalemente na participação durante a celebração, as participações do coral, certamente contribuem muito para a oração do povo, juntamente com a beleza da arte, cantando a liturgia, evangelizamos atravéz da música com uma expressão de beleza e amor. Ver os devotos de Maria cantando a suas glórias, se encantando com a mais pura alegria de estar na casa da mãe, não tem preço.

3- Quais ensinamentos você destaca nesse 1 ano de Santuário?
R: Em um ano e meio de Santuário, diria que os desafios nos fazem mais fortes, a perseverança nos ensina a capacidade que temos de fazer coisas estraodinárias, que o trabalho em equipe e a união são fundamentais para qualquer objetivo na vida e que se queremos seguir os passos de Jesus, temos dilatar seu reino, colocando tambem nossos dons a disposição.

4- Uma mensagem para os Jovens de Maria.
R: Sejam perseverantes, continuem firmes na fé e na oração, coloquem sua vida nas mãos de Deus e peçam sempre a intercessão da Mae, Nossa Senhora Aparecida, que sempre nos ajudará, continuem esse bonito trabalho de evangelização, por meio dos Jovens de Maria, sendo exemplo e inspiração, para uma sociedade melhor!

:: Curtiu o post? Faça parte dos Jovens de Maria e receba presentes exclusivos!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...