Toda quarta segunda-feira do mês, aqui no Jovens de Maria, rola a live Fala ComPadre. Os padres da Comissão JM respondem as perguntas que vocês nos enviam pelas redes sociais.
Nesta segunda-feira (27), Pe. Reinaldo Beijamin, C.sS.R., respondeu perguntas de diversas aéreas da fé e do comportamento e também várias dúvidas sobre a Santa Missa.
Dá o play e assista a live completa:
Leia algumas das perguntas respondidas pelo padre:
- Padre, por que muita gente, quando faz o sinal da Cruz, beija a mão?
"É um costume popular. Não tem problema fazer. Mas nós fazemos o Sinal da Cruz assim: 'Em nome do Pai (com a mão na testa), do Filho (com a mão no umbigo, senão nossa cruz fica errada), e do Espírito Santo (nos ombros), amém (com a mão no coração)".
"Agora, o curioso que os orientais fazem uma oração um pouco diferente. É uma forma muito bonita: Em nome do Pai, que está no céu, do Filho que nasceu do seio da Virgem Maria, e está à direita do Pai (com a mão no ombro direito) e do Espírito Santo (no ombro esquerdo). É ao contrário de nós, mas é bem simbólico e bem bonito", diz.
- É pecado receber a comunhão na mão?
"São Cirilo de Jerusalém, no século III, ensinava as pessoas a como receber a comunhão. E ele ensinava a receber na mão. Deveria se fazer uma cruz com as mãos, lembrando d'Aquele que morreu por nós, e lembrar também do gesto de Jesus, que se encarnou, lembrando uma manjedoura para receber o Cristo. Não é errado, nem pecado, comungar na mão", esclarece.
Até antes do Concílio Vaticano II, as pessoas recebiam a Comunhão ajoelhadas, diretamente na boca. Em igrejas que têm um fluxo muito grande de pessoas, às vezes fica difícil fazer assim. Mas se você quiser comungar ajoelhado e receber na boca, não tem problema também. Fica a critério do fiel", conclui.
- É errado cantar o Pai Nosso durante a missa?
"Não está totalmente certo, né? É a oração que Jesus nos ensinou a rezar. Então, vamos rezar juntos. Existem outros momentos propícios na celebração para se cantar. A oração é pra ser rezada e contemplada em cada palavra que nós vamos dizer, como aqueles sete pedidos que o Pai Nosso nos traz. Então, reze. Ainda mais se a música mudar o contexto daquilo que Jesus ensinou, aí tem que tomar mais cuidado ainda", pondera.
- Pra quem é músico, no momento da ação de Graças pode ter música?
"A Santa Missa deve ter momentos de silêncio, para que a pessoa possa fazer sua oração meditada, após a homilia, o Evangelho, mas principalmente após a Comunhão. Não é errado cantar o canto conhecido como Ação de Graças mas, na verdade, toda a missa é uma Ação de Graças. Mas a nossa Missa deve conter momentos para que a pessoa possa contemplar o mistério que está ali no seu coração, que é Jesus sacramentado. É importante ter momentos de silêncio. Depois desse momento, aí pode-se cantar um refrão ou outro, dando graças a Deus", explica.
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login