2016 chegou! E logo no primeiro dia do ano celebramos o dogma da Igreja Católica que proclama Maria como Mãe de Deus. Você acha estranho ou “chocante” chamar Maria assim? Estamos colocando Nossa Senhora acima de Deus?
Não estamos não! E o YouCat – Catecismo Jovem da Igreja Católica – no número 82, nos explica por quê:
"Quem chama mãe de Deus a Maria confessa que o seu Filho é Deus. Quando os primeiros cristãos discutiam quem era Jesus, o termo theotokos (“geradora de Deus”) tornou-se sinal de reconhecimento da interpretação fidedigna da Sagrada Escritura:
“Maria não deu à luz simplesmente um ser humano, que após o nascimento se tivesse “tornado” Deus; o seu Filho era, já no ventre, o verdadeiro Filho de Deus.
Esta questão, antes mesmo de ser um assunto mariológico, é novamente um tema relacionado com o fato de Jesus ser simultaneamente verdadeiro homem e verdadeiro Deus”.
O dogma foi proclamado no Concílio de Éfeso no ano 431. Mas, muito antes, os cristãos já acreditavam nessa verdade de fé. Prova disso é que uma das mais antigas orações marianas, do século III, já invocava a Maria, como Mãe de Deus (Theotokos).
E é com esta oração que queremos consagrar o ano de 2016 à Nossa Senhora. Rezemos juntos:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login