Por Gilberto Cunha Em Especiais Atualizada em 27 MAI 2020 - 16H33

Quantas vezes Jesus Ressuscitado apareceu?

Obra: Claudio Pastro / Releitura: Rosane Pereira 

Estamos quase encerrando o Tempo Pascal, época em que somos convidados a contemplar e testemunhar a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.

Para fortalecer a fé dos discípulos, após a sua ressurreição, Jesus fez inúmeras aparições. Veremos a seguir um breve resumo destes episódios, tendo como fonte de consulta os relatos do Novo Testamento.

Aparições em Jerusalém

A primeira aparição do Senhor, logo de manhã, foi a Maria Madalena e a outra Maria. Marcos e João relatam que Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena. (cf. Mc 16,9; Jo 20, 14-18)

Mateus relata que ela estava acompanhada por outra Maria, a mãe de Tiago. Em seguida, estas Marias vão testemunhar aos discípulos o ocorrido. As mulheres são as primeiras testemunhas da ressurreição do Senhor. (cf. Mt 28, 9-10)


Logo depois, à tarde, antes de aparecer ao grupo dos Onze, Jesus encontra-se com dois discípulos a caminho de Emaús (cf. Lc, 24, 13-35; Mc 16, 12-13). Neste marcante encontro, encontramos dois elementos presentes até hoje na celebração da Eucaristia: Palavra e partir do pão. Nesta passagem, menciona-se que houve uma aparição do Senhor a Pedro (cf. Lc 24, 34; 1 Cor 15,5), no mesmo domingo.

À noite, no Cenáculo, a sala usada para a Última Ceia, por duas vezes o Senhor aparece ao grupo dos Onze. A primeira, no mesmo domingo, sem a presença de Tomé (cf. Jo 20, 19-23) e a segunda uma semana depois, com a presença dele (cf. Jo 20, 26-29).

O livro dos Atos dos Apóstolos (At 1, 3-11) relata uma aparição do Senhor em Jerusalém, aos Apóstolos e outras testemunhas. Isto aconteceu durante os 40 dias antes de sua Ascensão.


1
Maria Madalena e outra Maria,
mãe de Tiago
Perto do Sepulcro
Domingo de manhã
2
Pedro
Jerusalém
Domingo
3
Dois discípulos de Emaús
Durante o caminho entre Jerusalém e Emaús
Domingo à tarde
4
Grupo dos Onze
Cenáculo
Domingo à tarde/noite
5
Grupo dos Onze
Cenáculo
Uma semana após a ressurreição
6
Apóstolos e outras testemunhas
Jerusalém
Durante os 40 dias depois da ressurreição, antes da Ascensão

Na Galileia


Na Galileia, o Senhor apareceu duas vezes: primeiro a sete discípulos, no episódio da segunda pesca milagrosa (cf. Jo 21, 1-23), à beira do mar de Tiberíades, e depois ao grupo dos Onze, em uma montanha designada pelo Senhor (cf. Mt 28, 16-20).


7
Sete discípulos: Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos
Margem do Mar de Tiberíades
Indefinido
8
Grupo dos Onze
Montanha designada pelo Senhor
Indefinido

Aparições mencionadas por Paulo

Em sua primeira Carta aos Corintios, Paulo relata que o Senhor apareceu primeiro a “Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, [...] Posteriormente, apareceu a Tiago, e depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim, como um abortivo” (Cor 15, 5-8).

9
Cefas
Jerusalém
Indefinido
10
Grupo dos Doze
Jerusalém
Indefinido
11
Mais de 500
Jerusalém
Indefinido
12
Tiago
Jerusalém
Indefinido
13
Apóstolos
Jerusalém
Indefinido
14
Paulo
Damasco
Pelo menos 2 anos depois da ressurreição



Sejamos testemunhas da ressurreição!

Com tantos relatos e testemunhos, é muito difícil negar a ressurreição do Senhor. Alguns afirmam, apesar de não haver relato nos Evangelhos, que a primeira testemunha de sua ressurreição foi sua Mãe, Maria. Um deles é São João Paulo II, que em uma de suas catequeses, tratou sobre este tema.

Que Maria, nossa Mãe, e estas inúmeras testemunhas renovem a nossa fé e nos animem a anunciar a vida nova que nos traz Cristo!

Escrito por
Gilberto Cunha (Sodalícios) (arquivo pessoal)
Gilberto Cunha

Leigo consagrado no Sodalício de Vida Cristã. Graduado em Filosofia e Teologia. Uma de suas principais áreas de atuação é a formação na fé de jovens e adultos, através de grupos, cursos e artigos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Especiais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.