Estamos no Tempo Pascal, época em que somos convidados a contemplar e testemunhar a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.
Para fortalecer a fé dos discípulos, após a sua ressurreição, Jesus fez inúmeras aparições. Veremos a seguir um breve resumo destes episódios, tendo como fonte de consulta os relatos do Novo Testamento.
A primeira aparição do Senhor, logo de manhã, foi a Maria Madalena e a outra Maria. Marcos e João relatam que Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena. (cf. Mc 16,9; Jo 20, 14-18)
Mateus relata que ela estava acompanhada por outra Maria, a mãe de Tiago. Em seguida, estas Marias vão testemunhar aos discípulos o ocorrido. As mulheres são as primeiras testemunhas da ressurreição do Senhor. (cf. Mt 28, 9-10)
Logo depois, à tarde, antes de aparecer ao grupo dos Onze, Jesus encontra-se com dois discípulos a caminho de Emaús (cf. Lc, 24, 13-35; Mc 16, 12-13). Neste marcante encontro, encontramos dois elementos presentes até hoje na celebração da Eucaristia: Palavra e partir do pão. Nesta passagem, menciona-se que houve uma aparição do Senhor a Pedro (cf. Lc 24, 34; 1 Cor 15,5), no mesmo domingo.
À noite, no Cenáculo, a sala usada para a Última Ceia, por duas vezes o Senhor aparece ao grupo dos Onze. A primeira, no mesmo domingo, sem a presença de Tomé (cf. Jo 20, 19-23) e a segunda uma semana depois, com a presença dele (cf. Jo 20, 26-29).
O livro dos Atos dos Apóstolos (At 1, 3-11) relata uma aparição do Senhor em Jerusalém, aos Apóstolos e outras testemunhas. Isto aconteceu durante os 40 dias antes de sua Ascensão.
Na Galileia, o Senhor apareceu duas vezes: primeiro a sete discípulos, no episódio da segunda pesca milagrosa (cf. Jo 21, 1-23), à beira do mar de Tiberíades, e depois ao grupo dos Onze, em uma montanha designada pelo Senhor (cf. Mt 28, 16-20).
Em sua primeira Carta aos Coríntios, Paulo relata que o Senhor apareceu primeiro a “Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, […] Posteriormente, apareceu a Tiago, e depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim, como um abortivo” (1Cor 15, 5-8).
Sejamos testemunhas da ressurreição!
Com tantos relatos e testemunhos, é muito difícil negar a ressurreição do Senhor. Alguns afirmam, apesar de não haver relato nos Evangelhos, que a primeira testemunha de sua ressurreição foi sua Mãe, Maria. Um deles é São João Paulo II, que em uma de suas catequeses, tratou sobre este tema.
Que Maria, nossa Mãe, e estas inúmeras testemunhas renovem a nossa fé e nos animem a anunciar a vida nova que nos traz Cristo!
120 anos da Coroação de Nossa Senhora Aparecida: Uma História de Amor e Devoção
Os 120 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida oferecem uma oportunidade valiosa para nosso crescimento na fé, porque simboliza não apenas a realeza de Maria como Rainha do Brasil, mas também o reconhecimento de sua presença amorosa e intercessora na vida dos fiéis.
O que a Bíblia me diz sobre meus irmãos?
Para Deus, sermos irmãos vai além dos laços de sangue, mas sim na fé e na devoção.
Setembro: Mês da Bíblia, Palavra de Deus!
No mês de setembro celebramos o mês da Bíblia e aqui na Casa da Mãe Aparecida continuamos com o Projeto Jornada Bíblica que está revestindo as fachadas do Santuário Nacional com mosaicos que retratam passagens bíblicas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login