Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 13 SET 2019 - 17H12

10 direcionamentos para os jovens católicos do Brasil

No final de semana de 6 e 7 de setembro, aconteceu o XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude (ENRDJ), organizado pela CNBB, no Santuário Dom Bosco em Brasília.

O evento discutiu três grandes temas: a prevenção contra o suicídio, a exortação apostólica Christus Vivit, além de encaminhamentos dos regionais e da Pastoral Juvenil.

Jovens Conectados
Jovens Conectados


Dom Antonio de Assis, bispo auxiliar da Arquidiocese Belém e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB, listou os 10 pontos conclusivos do encontro, com horizontes e referências para a Pastoral Juvenil e suas expressões. Confira:

1. Não existe Pastoral Juvenil sem o Foco em JESUS CRISTO: a meta é o Reino de DEUS, a civilização do Amor, em vista da vida Salvação! É preciso conhecer e apresentar a pessoa de Jesus Cristo! Se esse for o Centro, nos livramos do influxo das ideologias! É preciso mística profunda!

2. A evangelização se encarna no CONTEXTO EXISTENCIAL do evangelizando: vai ao encontro dos seus problemas, sonhos, dores, inquietudes, carências… Para isso é preciso sair, ver, escutar, propor! Fiquemos atentos aos novos desafios juvenis, novos ambientes para evangelizar!

3. Por causa da sua seriedade, a evangelização precisa de Projetualidade! Precisamos crescer na cultura projetual! O projeto estimula a convergência, a comunhão!

4. Não basta realizar atividades, é necessário cultivarmos uma mentalidade processual; nada é automático; é preciso passar de uma pastoral de eventos para uma pastoral de processos.

5. A pastoral juvenil é pluridimensional; a evangelização deve ser integral. Não ficar somente na liturgia, nos sacramentos, na doutrina! Há muitas outras dimensões a serem cuidadas: social, missionária, moral, política, artística, lúdica…

6. Para que não haja conflitos ou esquecimentos, mantenhamos estas quatro referências: Christus Vivit, projeto Ide (CNBB – DGAE), o Plano Pastoral da Diocese (Setor Juventude), Carisma da Expressão Juvenil… Evite-se atividades desconexas, fragmentadas, conflitantes! Somos Igreja-comunhão!

7. É necessário cuidar da dimensão pedagógica e pastoral dos processos e atividades; a realização de um evento ou a gestão de um processo não deve contrariar a sua finalidade maior. Evite-se “bagunça”, descontrole, desvios… manter o foco na finalidade do evento!

8. Estimular em tudo o protagonismo juvenil! Mas em comunhão com a Igreja, respeitando exigências eclesiais; evitar o subjetivismo, voluntarismo, o democratismo!

9. Evitar a centralização… Estimule-se o espírito de liderança de novos sujeitos e assessores. Promova-se a corresponsabilidade, o envolvimento. Estimular a formação de novos líderes!

10. É necessário capacitar líderes para a gestão de conflitos – através da escuta, diálogo – fazendo preferência a princípios, valores… Evite-se rupturas, cismas, isolamento… Eduque-se para resiliência e a esperança!

Fonte: Jovens Conectados

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...