Dia 23 de Janeiro de 2019

Catequese
Catequese

A partir das 9h desta quarta-feira (12h no horário de Brasília), os peregrinos participaram das Catequeses ministradas nas diversas paróquias da Cidade do Panamá.

As catequeses agrupam peregrinos de diversos países que compartilham do mesmo idioma. Com os brasileiros, participam portugueses, angolanos e outros.


De acordo com dados divulgados pela CNBB, são 380 bispos conduzindo as catequeses, em 137 locais reservados para estes momentos de pregação.

A organização da JMJ definiu 10 sedes e 30 sessões para as catequeses em Português. São 15 bispos brasileiros, 4 bispos de Angola e 6 de Portugal.

As informações divulgadas nesta quarta também atualizam o número de idiomas das catequeses: Neste ano são 25, superando a separação apenas em cinco grupos linguísticos, que eram os idiomas oficiais da JMJ até então.

O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilsom Basso, é um dos bispos que conduzirá os encontros com os jovens. Ele estará à frente de duas catequeses.

Outro bispo brasileiro que está no Panamá para as catequeses é Dom Orani João Tempesta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que foi sede da JMJ de 2013.

Os temas serão inspirados no lema ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-me em mim conforme a tua palavra’ (Lc 1,38). O tema da primeira catequese é: ‘Eis-me aqui’. Já o tema da segunda catequese é ‘Eu sou a serva do Senhor’.

No total, são mais de 30 bispos do Brasil participando da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019.

- Confira a programação completa da JMJ 2019

Chegada do Papa Francisco
Chegada do Papa Francisco


O Papa Francisco finalmente chegou em terras panamenhas, aterrisando no Aeroporto de Tocumen no horário previsto (16h no Panamá, 19h no Brasil).

O avião, da companhia Alitalia, conhecida por realizar todas as viagens oficiais do Papa, estava ornamentado com as bandeiras do Panamá e do Vaticano. Porém, um detalhe chamou a nossa atenção: tinha um "JM" escrito bem na frente do avião do Papa! Será um sinal? 🤔

Francisco e sua comitiva chegam à capital panamenha depois de percorrer 9.500 quilômetros, em 13 horas de voo. Aparentando um certo cansaço, Francisco não deixou de lado sua simpatia e simplicidade costumeiras.

O presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela Rodríguez, acolheu o Santo Padre em sua chegada ao aeroporto, acompanhado de sua esposa.

Três crianças, em trajes tradicionais, ofereceram flores ao Papa. Também estavam presentes no aeroporto os bispos do país e cerca de dois mil fiéis participaram da recepção.

O acolhimento oficial não previa discursos, porém o Papa foi recebido com honras militares. A banda republicana, ao som dos hinos da JMJ, do Vaticano e do Panamá.

O papa saudou e abençoou algumas pessoas que gritavam seu nome e beijou algumas crianças, como de costume.

Toda a passagem do papa pelo aeroporto de Tocumen, cujo formato lembra o mapa do Panamá, foi marcada por muita dança e músicas típicas.

Do aeroporto, o Pontífice percorreu 28 km até a Nunciatura Apostólica do Panamá, onde ficará hospedado durante os cinco dias de sua estada no país.

Já o primeiro discurso do Santo Padre está marcado para esta quinta-feira (24), no Palácio Presidencial, por ocasião da visita de cortesia ao presidente da República.

- Confira a programação completa da JMJ 2019

Veja mais
Veja mais

    Boleto

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Redação, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.