Por Jovens de Maria Em Notícias

Cartilha traz subsídio para Dia Nacional da Juventude

A Igreja no Brasil se aproxima de celebrar o 30º Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a CNBB preparou uma cartilha especial para direcionar as atividades dessa grande festa. O material já está disponível para download.

dia_nacional_da_juventude

Na apresentação da cartilha, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que as reflexões dos 30 anos dessa celebração seguem o tema da Campanha da Fraternidade 2015: “Fraternidade: Igreja e sociedade”.

“O Concílio Ecumênico Vaticano II nos ensinou a sermos ativos, criativos, construtores da sociedade. Essa presença dos cristãos, jovens cristãos, na sociedade recordam dois documentos importantes do Concílio: Lumen gentium (Luz dos povos) e Gaudium et spes (Alegria e esperança)”. Por isso, o lema do DNJ 2015: “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade, completa o bispo.

Para este ano, a CNBB propõe três encontros de preparação para o DNJ, cuja data é sempre celebrada no quarto domingo de outubro, com três temáticas distintas:

1. “Construindo uma nova sociedade” – tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os desafios da construção de uma nova sociedade, na qual o jovem – à Luz do Evangelho – assume seu protagonismo neste caminho de serviço à vida, à justiça e à paz.

2. “Juventude e vida” – busca favorecer aos jovens uma reflexão sobre a dignidade da vida e sua entrega pela causa do Reino.

3. “Juventude e Política” – procura refletir e dialogar sobre nosso papel como jovens profetas, iluminados pela Palavra de Deus, nos diferentes espaços de decisões políticas e relações de poder, a fim de pautarmos a construção de uma nova sociedade.

Para a reflexão dos temas, a cartilha faz indicação de textos bíblicos, pauta para debates, músicas e até de filmes.

Outubro Missionário

Além da celebração do DNJ e dos encontros de preparação, os bispos do Brasil sugerem que a juventude viva um mês todo em missionariedade. Para isso, o material traz um roteiro para visitas missionárias.

Depois de três finais de semanas em missão, a proposta é que no 4º, nas atividades do DNJ, se abra um espaço para que os jovens façam partilhas sobre a experiência missionária.

O download da Cartilha está disponível no site Jovens Conectados, clique aqui para baixar. Conheça também a arte de divulgação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.